Desenvolvimento

2 out, 2017

Java SE 9 e Java EE 8 anunciados

Publicidade

A Oracle anunciou recentemente a disponibilização geral do Java SE 9 (JDK 9), da plataforma Java Enterprise Edition 8 (Java EE 8) e do Java EE 8 Software Development Kit (SDK). As coisas estão definitivamente mudando no mundo Java.

Após este lançamento, haverá dois lançamentos de recursos Java por ano. As novas versões Java vêm com muitos recursos, incluindo um novo sistema de módulos voltado para proporcionar maior escalabilidade, segurança aprimorada, melhor gerenciamento de desempenho e desenvolvimento mais fácil na plataforma de programação mais popular do mundo. Outro desenvolvimento importante que vale a pena mencionar, é que o Java EE 8 está se movendo para o Eclipse Foundation e provavelmente terá um novo nome.

Java SE 9

O Java SE 9 vem com mais de 150 recursos novos. No entanto, o destaque do Java SE 9 é o Java Platform Module System, também conhecido como Project Jigsaw, projetado para desenvolvedores para montagem fácil e confiável e manutenção de aplicativos sofisticados. O sistema de módulos é fundamental para tornar o JDK mais flexível, o que significa que os desenvolvedores podem agrupar apenas as partes do JDK que são necessárias para executar um aplicativo ao implantar na nuvem.

“Essa versão do Java SE proporcionará a milhões de desenvolvedores as ferramentas atualizadas que precisam para continuar a construir aplicativos da próxima geração com facilidade, desempenho e agilidade”, disse Georges Saab, vice-presidente de desenvolvimento do Java Platform Group da Oracle.

O Java SE 9 inclui:

  • Jshell: oferece um Read-Eval-Print-Loop interativo para desenvolvedores realizarem uma fácil exploração de APIs e recursos de linguagem.
  • Melhorou o Javadoc com uma função de pesquisa dentro da documentação da API para permitir que os desenvolvedores aprendam novas APIs, assim como informações onde cada módulo define classe ou interface.
  • Aprimoramento das APIs Stream: agora é possível remover/retirar condicionalmente itens de um Stream, iterar sobre os elementos de uma Stream e criar um Stream a partir de um valor anulável ao expandir o conjunto de API Java SE que pode servir como fonte para Stream.

Planos Java 9: a Oracle também anunciou várias mudanças sobre como Java SE e o Java EE serão desenvolvidos e lançados posteriormente. Eles irão se concentrar não somente em APIs melhoradas, como também em recursos de linguagem e JVM. Os lançamentos serão disponibilizados em março e setembro de cada ano, começando em março de 2018.

O lançamento de atualizações será estritamente limitado à correções de problemas de segurança, regressões e bugs em recursos mais recentes com duas atualizações por recurso antes do próximo lançamento.

A Oracle também estará fornecendo compilações OpenJDK sob a Licença Pública Geral (GPL). Ela irá contribuir previamente com recursos comerciais para o OpenJDK e quer tornar a Oracle JDK e OpenJDK mais alinhados.

Java EE 8

Java EE 8 Oracle, Eclipse e outros membros da comunidade estão trabalhando agora para mover as tecnologias Java EE para a Eclipse Foundation. A Oracle mencionou isso no anúncio e prometeu seu apoio contínuo à comunidade Java EE e à Eclipse Foudation.

Os principais recursos do Java EE 8 incluem:

  • Suporte HTTP/2 no Servlet 4.0
  • Nova API de ligação JSON e vários aprimoramentos no JSON-P 1.1
  • Expansão do JAX-RS para suportar eventos Server-Sent e uma nova API de cliente reativa
  • Nova API de segurança para aplicativos baseados em nuvem e PaaS
  • Múltiplos aprimoramentos do CDI, incluindo suporte para eventos assíncronos

A Oracle pretende relicenciar as tecnologias Java EE lideradas pela Oracle e as tecnologias relacionadas ao GlassFish, para a fundação e apresentar uma estratégia de branding para a plataforma dentro da própria fundação, incluindo um novo nome para Java EE. Isso incluiria RIs, TCKs e documentação de projeto associadas.

A Oracle pretende habilitar o uso de nomes de pacotes Java e nomes de especificações de componentes para JSR existentes para fornecer continuidade. Ele procura recrutar e habilitar desenvolvedores e outros membros da comunidade, bem como fornecedores, para patrocinar tecnologias de plataforma e levar a plataforma para dentro da fundação. Isso incluiria a potencial incorporação das tecnologias Eclipse MicroProfile na plataforma.

Para saber mais sobre os recursos do Java SE9 e EE8, por favor visite: http://openjdk.java.net/projects/jdk9/ e http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/overview/index.html respectivamente.

***

Com informações de C# Corner: http://www.c-sharpcorner.com/news/oracle-announces-java-se-9-and-java-ee-8