Carreira Dev

19 mar, 2015

iMasters completa 14 anos – qual a sua história conosco?

Publicidade

Hoje, 19 de março, o iMasters completa 14 anos. O portal foi lançado como um agregador de vários sites para desenvolvedores, com pesquisa de domínio, que na época era algo bem mais complicado do que é hoje, e com um e-mail @imasters.com.br, que se tornou uma identidade para os desenvolvedores da época.

Ao longo dos anos, diversas mudanças na sua estrutura tornaram o portal no que ele é hoje: uma fonte de conteúdo técnico, em nível avançado, que oferece diariamente notícias e artigos técnicos para o profissional da web.

Atualmente, o portal iMasters recebe 8 milhões de visitantes/mês, sendo 3 milhões de visitantes únicos. Diariamente, são publicados cerca de 5 artigos técnicos, totalizando, nesses 14 anos de portal, mais de 12 mil artigos publicados, sem falar nas notícias e nos posts do Fórum iMasters.

Este ano, a empresa traz várias novidades para seu público, que a acompanha há 14 anos. Entre elas está o redesign do portal iMasters , que ganhou novas áreas e uma melhor organização do conteúdo, em janeiro. “Depois de estudar bastante o comportamento dos leitores em nossa página, conseguimos planejar um ambiente de leitura focado no conteúdo e privilegiando nossos queridos e talentosos autores ao longo de todo o portal”, explicou Bernard de Luna, líder de comunidade do iMasters.

Além disso, quatro grandes eventos serão realizados em 2015. O PHP Experience, que acontece no dia 25 de abril, terá foco absolutamente técnico – as inscrições já estão abertas. Em 20 de junho, o DevCommerce vai tratar de toda a parte de desenvolvimento dentro do comércio eletrônico. Considerado o maior evento da América Latina sobre o tema, o Android DevCon acontece no dia 29 de agosto. Todos eles serão no Hotel Renaissance, em São Paulo, com público estimado de 800 pessoas. Por fim, o tradicional InterCon, que aborda tecnolocia, criatividade e inovação, acontecerá no dia 24 de outubro – o evento espera aproximadamente 1.200 participantes no Hotel Unique, também em São Paulo.

Outro projeto da empresa para este ano é o DeveloperWeek, um evento itinerante, com três dias de duração, que vai contemplar algumas capitais do País. A primeira edição, em Vitória, aconteceu entre 3 e 5 de março, e foi sucesso de crítica e de público. As próximas cidades a receberem o encontro serão Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. “A intenção é fortalecer e dar o devido reconhecimento para comunidades de outras cidades, que são tão importantes quanto as de São Paulo e fazem um trabalho muito bom”, explicou Tiago Baeta, fundador do iMasters.

devweek
Developer Week Vitória – casa cheia em todos os dias!

O 7Masters, encontro realizado com 7 especialistas de cada área e que acontece desde 2011, permanece este ano. Os eventos acontecem no iMasters Lab, na sede da empresa, em São Paulo, na última quarta-feira de cada mês. Este ano, a empresa dará continuidade ao projeto Jovem Programador, que, em parceria com a Designa, ensina programação para crianças de 10 a 12 anos.

Mestres e participantes do 7Masters CSS (edição de fevereiro)
Mestres e participantes do 7Masters CSS (edição de fevereiro)

Outra novidade é o iMasters.expert, blog com conteúdo em inglês sobre a área de tecnologia e desenvolvimento, que visa a compartilhar com o público de fora as coisas bacanas que acontecem em terras brasileiras. Além disso, o UX Weekend, este ano, foi incorporado como projeto do iMasters.

Por fim, a Revista iMasters chega ao seu quarto ano, trazendo sempre artigos técnicos sobre os temais mais quentes da área de desenvolvimento, design, infra, big data e tantos outros.

Revista iMasters - publicação trimestral
Revista iMasters – publicação trimestral

Muitos motivos para comemorar, não? Mas nada disso seria possível sem a colaboração da comunidade. Reunimos aqui algumas histórias de parceiros e amigos que nos ajudaram a construir tudo isso em todo esse tempo.

netoJoão Batista Neto, Desenvolvedor e Administrador do Fórum iMasters

“Se eu precisar citar apenas uma característica para tentar definir o iMasters, eu diria mutante. Porque é essa característica de constante evolução que permite que tanto o Fórum quanto o Portal consigam acompanhar, passo a passo, a evolução da web, suas tecnologias e ecossistema. Foi essa mesma característica que me motivou a criar uma conta no Fórum iMasters e começar a participar ativamente da comunidade. Uma coisa que poucos sabem sobre mim, é que a maior parte do meu conhecimento sobre desenvolvimento web foi formado através do iMasters. Após alguns anos de participação contínua como membro do fórum, comecei a trabalhar na empresa. O mais interessante de trabalhar no iMasters, além dos projetos bacanas, é ver o relacionamento da empresa com as comunidades – são poucas as empresas que conseguem compreender tão bem o real significado de comunidade. Projetos de fomento e suporte às comunidades e eventos como 7Masters e Intercon estimulam a busca constante por conhecimento. iMasters e comunidades se relacionam como se fosse uma simbiose. Todos crescem e se mantêm, continuamente, construindo a internet no Brasil.”

Nath Nathália Torezani, Jornalista e parte da Redação iMasters

“Falar do iMasters é falar da minha evolução pessoal e profissional. Isso porque a empresa foi a primeira a me oferecer um emprego na minha área de formação, o jornalismo. Após um acidente que me deixou paraplégica, havia feito alguns trabalhos, mas nada fixo. Então, Tiago, por indicação de seu irmão (e meu colega de faculdade) Fábio, abriu as portas da empresa pra mim (via home office) e não me largou mais! E já se passaram oito anos… Como acontece com todo mundo, nesse período, várias coisas aconteceram na minha vida – boas e ruins, claro -, e o iMasters sempre esteve ali, ao meu lado, às vezes fazendo o papel de um professor, outras de um companheiro e até mesmo o de um porto seguro. Sou extremamente grata à empresa, especialmente ao Tiago, de tantas formas que simplesmente não consigo expressá-las… Então, parabéns, iMasters, pelos 14 anos! Estamos ainda na adolescência, ou seja, o melhor certamente está por vir!”

metzen André Metzen, desenvolvedor, fundador da Conceptho e primeiro Gerente de Tecnologia/Desenvolvedor do iMasters

“Pude acompanhar muitas primeiras conquistas na história do iMasters: primeiro escritório, o primeiro evento, fazer parte de um grande portal, 1º milhão de visitas… Não há nada mais gratificante do que olhar pra trás e saber que contribuí um pouquinho para o iMasters ser o que é hoje. Cresci, aprendi, e fiz muito amigos durante todos os anos a bordo e é um orgulho imenso fazer parte desta família.”

casimiro Anderson Casimiro, Evangelista da JetBrains, autor iMasters desde 2011 e Curador de Conteúdo do PHP Experience 2015

“Acho que conheço o iMasters desde seus primórdios. Seja  por seu conteúdo principal ou pelos seus fóruns, aprendi muito e aprendo até hoje. Nas comunidades open source falamos muito sobre o círculo virtuoso da obtenção de conhecimento e eventual devolução deste para a comunidade – me sinto honrado em poder devolver nestes últimos tempos um pouco do que aprendi na carreira com os leitores do portal e da revista. Ainda mais quando conseguimos ir além e proporcionar um evento em sinergia com estes ideais. São 14 anos de geração de conhecimento – que venham quantos mais seja possível, para esta e para as gerações vindouras”

lodyFábio Lody, Designer, Colunista iMasters desde 2002 e Diretor de Arte do iMasters

Posso dizer que minha vida profissional se define em antes e depois do iMasters. Já são 13 anos, dos quais 12 anos foram como colunista de Photoshop e agora como Diretor de Arte. Sou muito grato ao Tiago e ao iMasters por tudo que me proporcionaram ao longo desse tempo. Diversas realizações profissionais e pessoais, além de todo aprendizado e as amizades que vou levar por toda vida.

pichilianiMauro Pichiliani, Desenvolvedor, colunista iMasters desde 2001

Certamente participar do iMasters logo no começo foi uma experiência comum, nada de mais.  Entretanto, ver como a empresa cresceu durante os anos realmente não foi algo que se vê todo dia. Nossa geração teve o privilégio de conhecer e experimentar ideias que são inconcebíveis aos nossos antepassados. Isso nos tornou exploradores, que procuram saber o que está mais à frente do horizonte, o que está no outro lado, explorar aquilo que ainda não conhecemos. E ainda assim, quanto mais experimentei, mais aprendi que não importa quão longe viajemos, quão rápido cheguemos ali ou quantos botões temos que apertar. Os mais profundos descobrimentos não estão necessariamente mais à frente na próxima fase. Estão dentro de nós, e aparecem cada vez que imaginamos uma aventura ao apertar um simples botão ou ao compartilhar um conteúdo na web. E, mesmo assim, por mais que vi, por mais que experimentei, senti e pude compreender, ainda me surpreendo com o que somos capazes de fazer. Seja bem vindo, 14º ano iMasters! Uma experiência que não pode ser descrita perfeitamente com palavras, nem que elas tivessem significados que não temos a capacidade de compreender.

leandroLeandro Vieira, Fundador da Apiki e colunista iMasters desde 2005

O iMasters foi um grande responsável pela minha formação profissional. Abrindo as portas, dando visibilidade, oportunidade e muito trabalho. Em paralelo me propiciou contato com pessoas incríveis as quais hoje são grandes amigos e referência de vida. Me recordo das interações no fórum, do primeiro artigo publicado, em 22 de maio de 2005, da primeira vez entre os 5 mais lidos, do primeiro curso publicado, do primeiro evento, da primeira palestra, das inúmeras lembranças, da primeira empresas do Grupo. As lembranças são diversas e hoje a empolgação é gritante para novas conquistas em conjunto. Parabéns a todos que fazem o iMasters.

 

guilhermeGuilherme Oderdenge, Front-End, autor do iMasters há um ano

“Pisei” no iMasters pela primeira vez em 2007. Lia as postagens e sugava respostas sem qualquer participação. Em 2008, criei coragem e fiz uma conta — esta que uso até hoje —, mas eu era um novato completo. O tempo passou, aprendi várias coisas com os mestres e então me tornei, finalmente e por muito tempo, um suporte ativo nas comunidades. Hoje, tenho somadas várias propostas de emprego pela minha participação no Fórum e como um articulista do Portal. Graças ao iMasters, aprendi muito, tornei o meu currículo muito mais completo e para muitos fui útil propagando conhecimento do pouco que eu sei. Obrigado, iMasters, por ser a página inicial do meu navegador por 7 anos consecutivos — estou com vocês todo santo dia! <3

 

colucciTiago Colucci, Desenvolvedor e Membro do Fórum iMasters

Minha história com o iMasters se mistura com a minha vida profissional. Estava eu passando dias inteiros estudando no laboratório de informática da faculdade e totalmente focado em aprender tecnologias recentes, como AJAX e Tableless (sim, isso era o TOP na época. Como estou velho…). E foi aí que o Fórum e toda comunidade iMasters entraram no jogo: sem a paciência e conhecimento de diversos usuários que dedicavam horas e horas de seus dias para ajudar a mim e a outros, com certeza não teria o mesmo aprendizado. Essa comunidade se entranhou em mim. E quando tive a oportunidade de pertencer ao time de moderadores, descobri como toda a engrenagem funciona sempre visando melhorar o fórum para todos os usuários.O iMasters com seus artigos e seu fórum ajudam e ajudaram não só a mim, mas toda uma geração de pessoas que usam a internet como seu meio de trabalho e vida.

 

 

ianniVinicius Ianni, Desenvolvedor e Moderador Global do Fórum iMasters

Conheci o iMasters logo no seu início e, quase instantaneamente, o site passou a fazer parte do meu acesso habitual. Naquela época, era uma forma de me manter informado sobre informática, com um bom conteúdo nacional. Acessava o site sempre que podia (biblioteca ou lan-house), porque onde morava não havia a menor possibilidade de ter acesso a internet seja discado ou dsl. Em 2006 eu trabalhava como programador ASP e usava o conteúdo do portal para estudar e ficar a par do mercado. Foi só em 2008, já com acesso à internet em casa, que passei a frequentar o Fórum e participar – primeiro devagar, e depois, em 2009, bem ativamente. Depois de um tempo,  fui convidado a fazer parte da equipe de moderação, onde estou – com muito orgulho – até hoje.

Pude ver o iMasters trazer em primeira mão, através de seus artigos ou pelos moderadores do fórum, temas de interesse profissional como bancos de dados, novas tecnologias web, servidores, novidades que mudaram não só o setor como todo um ecossistema, por exemplo o Android, e tantas outras coisas que só confirmam a velocidade das mudanças e o trabalho incessante que é se manter bem informados e na crista da onda.

É muito empolgante olhar para trás e ver o quanto foi feito, quão importante o iMasters foi para meu crescimento e amadurecimento profissional, e ao olharmos para o horizonte, poder observar a infinidade de coisas que ainda estão por vir e que me mantém sempre motivado em querer aprender, saber e compartilhar cada vez mais. Parabéns pelos 14 anos, iMasters