Desenvolvimento

24 mai, 2017

IFTTT agora permite que qualquer dev crie e publique applets para outros usarem

Publicidade

A IFTTT, plataforma que permite aos usuários criar interações condicionais personalizadas entre aplicativos, serviços online, assistentes digitais e dispositivos, anunciou que está abrindo sua plataforma para desenvolvedores individuais, permitindo que eles criem e publiquem seus próprios applets para que outros os usem.

Fundada em 2010, a IFTTT – um acrônimo para “If this, then that” – tornou-se conhecida por seu serviço online que permite aos usuários configurar ações automatizadas, chamadas de “receitas”, entre dois aplicativos. Em agosto passado, a IFTTT revelou que estava prestes a começar a permitir que empresas de terceiros criassem receitas e levassem a funcionalidade da plataforma para seus próprios aplicativos e serviços através da plataforma de parceiros IFTTT. Os parceiros iniciais convidados incluíam o Adobe e a startup Ring.

Alguns meses depois, a IFTTT abriu essa plataforma de parceiros para qualquer empresa e desmantelou seu sistema baseado em receitas, substituindo-o por applets, uma versão mais extensa da tecnologia capaz de agrupar várias ações em um único gatilho – que poderia ser uma única declaração verbal, como dizer “rotina matinal” para o Amazon Alexa a fim de ativar a cafeteira, acender a luz e ativar uma lista playlist. No início deste mês, a Domino’s anunciou uma parceria com a IFTTT para permitir que os clientes automatizem seus dispositivos inteligentes domésticos de acordo com o status de sua entrega de pizza.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/ifttt-muda-de-nome-e-simplifica-automacao-de-tarefas-com-tres-novos-apps/]

Com a nova iniciativa, a IFTTT está disponibilizando esse recurso para desenvolvedores individuais por meio de uma camada “criadora” gratuita que permite a qualquer pessoa criar e publicar applets.

Agora, além do plano Partner de US$ 199/mês e do de US$ 499 + Partner Plus, qualquer pessoa interessada na IFTTT pode criar applets que funcionem com as mais de 430 APIs de serviço que estão atualmente na plataforma.

Segundo o site Venture Beat, vale a pena notar que, até agora, qualquer pessoa foi capaz de criar applets que funcionam com dois serviços IFTTT para uso pessoal. Mas com a nova oferta é possível publicar applets para que outros usem, e tudo é mostrado em uma página dedicada de perfil de fabricante.

Além disso, as pessoas podem criar applets que funcionam em qualquer dispositivo conectado, independentemente de possuir um desses dispositivos, e os fabricantes podem criar applets com múltiplas ações, como empresas parceiras têm sido capazes de fazer desde o ano passado.