DevSecOps

6 mar, 2017

IBM planeja construir primeiro computador quântico universal comercialmente disponível

Publicidade

A IBM anunciou no fim de semana uma nova e importante iniciativa para disponibilizar comercialmente computadores quânticos universais. Chamado de IBM Q, o programa oferecerá o poder da computação quântica através da plataforma IBM Cloud, o que, segundo o Digital Trends, pode ser um grande passo para o setor.

O hardware Quantum já foi disponibilizado antes, mas ele é limitado nos tipos de computação que pode alcançar. O IBM Q marca a primeira vez em que um computador quântico universal está sendo oferecido. Esse tipo de computador é capaz de resolver problemas que são muito grandes para um sistema convencional, de modo que o IBM Q teria muitas aplicações além do que é possível com a tecnologia atual.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-amplia-investimentos-para-criar-computador-quantico/,https://imasters.com.br/noticia/cientistas-lancam-projeto-para-construcao-de-computador-quantico/]

De acordo com a IBM, sistemas de computação quântica universal estarão disponíveis para selecionar parceiros da indústria nos próximos anos. A meta é produzir um sistema com aproximadamente 50 qubits, que deve ser capaz de demonstrar os benefícios da computação quântica em relação aos métodos tradicionais. A IBM colaborará com outras empresas e organizações para desenvolver aplicações que tirem proveito do poder do novo hardware.

A IBM também está promovendo melhorias em outras áreas do seu ecossistema quântico. Em maio de 2016, a empresa lançou a IBM Quantum Experience, que oferece acesso online a um computador quântico de 5 qubits e que, desde então, tem sido usado para centenas de milhares de experimentos realizados por milhares de usuários.

Ontem, foi lançada uma API que simplifica o processo de construção de uma interface entre o computador quântico de 5 qubits que está no coração da IBM Quantum Experience e computadores clássicos. A plataforma online também está sendo equipada com um novo simulador que pode modelar circuitos com até 20 qubits. No primeiro semestre de 2017, a IBM também lançará um SDK para ajudar os usuários a criar aplicativos simples e programas de software para serem usados com a Quantum Experience.

Com a iniciativa, a IBM mostra sua vontade de disponibilizar computadores quânticos para todos, desde entusiastas a clientes da indústria. Caso o IBM Q seja um sucesso, ele pode ajudar a determinar como os computadores quânticos são utilizados por pessoas comuns, bem como por pesquisadores e usuários corporativos.