Desenvolvimento

19 fev, 2018

Hackers da Fail0verflow encontram falha no bootROM do Nintendo Switch e conseguem executar distros Linux

Publicidade

O grupo de hackers conhecido como ‘fail0verflow’ descobriu uma vulnerabilidade no console Nintendo Switch que pode ser explorada para instalar distros Linux. Eles anunciaram sua descoberta no Twitter. O grupo publicou uma imagem de um console executando a distro Debian após o hack.

O grupo fail0verflow revelou que a façanha dispara uma falha no processo ROM de inicialização do chip Nvidia Tegra X1 que alimenta o console. Se confirmado, o problema não pode ser resolvido apenas com uma atualização de firmware.

Questionados se construíram o hack no nvtboot, o grupo informa que nenhum dos componentes da cadeia fechada do boot estavam envolvidos. A descoberta de uma falha na ROM de boot abre a porta para o hack do console para outros fins como, por exemplo, a pirataria.

Em um futuro próximo, hackers poderiam encontrar uma maneira de instalar aplicativos Homebrew e jogos piratas no Nintendo Switch.

Por outro lado, a Nintendo poderia trabalhar com a NVIDIA em novos chips Tegra X1 seguros, como uma solução temporária que poderia banir usuários com consoles hackeados em jogos online.