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25 abr, 2017

Google toma medidas para limitar resultados de pesquisa ofensivos e imprecisos

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O Google anunciou hoje um novo conjunto de alterações para seu motor de busca, em um esforço para entregar resultados de qualidade superior e limitar notícias falsas. A empresa destacou mudanças em seu ranking de pesquisa, ferramentas de feedback e práticas de transparência em um post de blog publicado hoje.

Para limitar a propagação de resultados de pesquisa ofensivos ou imprecisos, o Google atualizou recentemente suas Search Quality Rater Guidelines, que os avaliadores humanos usam para analisar a qualidade dos resultados de pesquisa. As diretrizes atualizadas fornecem exemplos mais claros de resultados de baixa qualidade, incluindo “informações enganosas, resultados ofensivos inesperados, fraudes e teorias de conspiração sem suporte”, disse o vice-presidente de engenharia Ben Gomes no post da empresa. O Google também modificou seus algoritmos para priorizar resultados confiáveis.

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O Google enfrentou críticas nos últimos meses por fornecer resultados de pesquisa que eram extremamente imprecisos ou ofensivos. Em dezembro, o principal resultado do Google para a consulta “o Holocausto aconteceu?” veio de um site partidário da supremacia branca. Gomes escreve que tais resultados “são menos prováveis de aparecer” após as mudanças anunciadas esta semana.

Além disso, o Google introduziu um novo mecanismo de feedback para que os usuários relatem sugestões de Preenchimento Automático imprecisas ou snippets em destaque – as caixas de texto que aparecem no topo de determinadas consultas. Os snippets em destaque do Google têm, nos últimos meses, obtido resultados de sites que traficam teorias de conspiração e embustes. Os usuários agora podem relatar perfis imprecisos ou ofensivos e sugestões de preenchimento automático diretamente da página de resultados.

Para o The Verge, o Google está procurando ser mais transparente sobre suas práticas da busca e sobre como seus algoritmos podem entregar resultados estranhos. A política da empresa sobre remoção de conteúdo e sugestões de preenchimento automático está agora disponível na página do centro de ajuda, e informações mais detalhadas sobre a classificação de pesquisa foram adicionadas ao site “como funciona a pesquisa“.