Software Livre

29 mar, 2017

Google Open Source está de casa nova

Publicidade

O Google lançou ontem o opensource.google.com, um novo site para o Google Open Source que une todas as iniciativas da empresa com informações sobre como ela usa, libera e apoia o open source.

O software livre e de código aberto tem sido parte importante da base técnica e organizacional do Google desde o seu início. Prova disso é que a empresa divulgou milhões de linhas de código aberto, executou programas como Google Summer of Code e Google Code-in e patrocinou projetos e comunidades de código aberto por meio de organizações como a Software Freedom Conservancy, a Apache Software Foundation e muitas outras.

Com o novo site, o Google espera mostrar a amplitude e a profundidade de seu “amor pelo código aberto”. O endereço traz coisas esperadas como programas, organizações que o Google apoia e uma lista com projetos de open source que lançou, mas também contém algo inesperado: um olhar embaixo do capô, mostrando como a gigante das buscas “faz” código aberto.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-lanca-primeiro-developer-preview-do-android-o/,https://imasters.com.br/noticia/google-disponibiliza-guia-de-design-de-api/]

A empresa já lançou milhares de projetos sob licenças open source, desde produtos maiores como TensorFlow, Go, e Kubernetes até projetos menores como Light My Piano, Neuroglancer e Periph.io. Assim, para dar uma ideia mais geral, a companhia lançou um diretório para seus projetos de código aberto, que ela pretende expandir com o tempo. Para alguns desses projetos, o Google adicionou informações sobre como eles são usados ​​dentro da empresa.

No anúncio do site, o Google destaca que “open source é muito mais do que apenas código; é também sobre comunidade e processos”. E inspirada em muitas discussões que teve ao longo dos anos, a empresa publicou ontem sua documentação interna sobre como se faz open source no Google. “Estes documentos explicam o processo que seguimos para divulgar novos projetos open source, enviar patches para outros projetos e como nós gerenciamos os códigos open source que trouxemos para dentro da empresa e usamos. Além do como, descrevemos como nós fazemos as coisas da forma que fazemos, assim como por que apenas usamos códigos sob determinada licença ou por que exigimos acordos de licença do colaborador para todos os patches que recebemos”.