Android

21 mar, 2017

Google lança primeiro developer preview do Android O

Publicidade

Já faz um ano que o Google anunciou o primeiro preview do Android Nougat. Hoje, a empresa lançou o primeiro developer preview da próxima versão do seu sistema operacional móvel, atualmente batizado de Android O.

“Para este lançamento, queríamos nos concentrar em dar aos desenvolvedores tempo para testar compatibilidade, explorar novos recursos e enviar comentários que ajudarão a fazer do Android O uma ótima plataforma”, disse um porta-voz do Google ao site TechCrunch.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-lanca-curso-de-certificacao-em-android-para-brasileiros/,https://imasters.com.br/noticia/android-ganha-suporte-para-recursos-de-linguagem-do-java-8/]

Entre as novidades do Android O estão:

Notificações: o Android O adicionou um novo recurso chamado de notification channels. Isso vai dar aos desenvolvedores a capacidade de agrupar notificações de seus aplicativos em grupos (digamos que você tem um aplicativo de notícias e deseja agrupar notificações por “política” ou “tecnologia”, por exemplo). Os usuários serão capazes de gerenciar essas notificações com base nesses canais.

Picture in Picture: os aplicativos de vídeo do Android O poderão se colocar em um modo Picture in Picture para que o vídeo continue sendo reproduzido depois de alternar para um aplicativo diferente.

Suporte para multitela: esse recurso parece estar voltados tanto para novos tipos de dispositivos quanto para Android no Chrome OS. Com isso, os desenvolvedores poderão lançar uma atividade em uma tela remota.

Navegação por teclado: esse recurso é voltado para Android Apps no Chrome OS e permitirá aos desenvolvedores dar melhor suporte para a navegação por seta e aba em seus aplicativos. “Com o advento do Android Apps no Chrome OS, estamos vendo um ressurgimento do uso de navegação por teclado em aplicativos Android”, diz o Google no anúncio de hoje.

Limites de background: os últimos lançamentos do Android colocaram uma ênfase pesada em melhorar a vida da bateria. O Android O coloca limites automáticos sobre o que um aplicativo pode fazer enquanto está no segundo plano. Esses limites se concentram em três áreas: transmissões implícitas, serviços em background e atualizações de localização. Para os desenvolvedores, isso pode realmente ser o mais abrangente dos novos recursos no Android O.

Novos recursos Wi-Fi: o Android O está adicionando suporte para alguns (relativamente) novos recursos de conectividade. O sistema operacional atualizado oferecerá suporte para mais recursos Wi-Fi Aware, como Neighborhood Aware Networking (NAN). NAN facilita a comunicação entre aplicativos e dispositivos sem um ponto de acesso à Internet no meio (ou qualquer conexão à Internet). O Google diz que está trabalhando com parceiros para oferecer suporte para NAN nos dispositivos “o mais rápido possível”.

Melhor interoperabilidade para aplicativos de chamada: o Android O facilitará a chamada de aplicativos para conversarem entre si e fazer chamadas pela rede de operadoras. Os desenvolvedores agora serão capazes de usar o novo framework Telecom para construir sua própria interface de usuário para fazer chamadas, e as chamadas serão exibidas e controláveis através de dispositivos Bluetooth com telas, como você encontraria em um carro.

Existem outros novos recursos e ajustes, que incluem ícones adaptáveis, suporte para monitores de cores amplas, suporte para codecs de áudio Bluetooth de alta qualidade, uma nova API de áudio nativa, melhor suporte para fontes e um WebView aprimorado que tem o modo multiprocesso habilitado por padrão.

O Google também observa que o Android O irá suportar uma série de novas APIs Java e que o Android Runtime agora é significativamente mais rápido, com alguns benchmarks registrando uma melhoria de 2x.

Como no ano passado, o Google promete que vai dar detalhes sobre o Android O na conferência de desenvolvedores I/O em maio. Se a empresa seguir o mesmo cronograma de lançamento do ano passado, provavelmente veremos os primeiros dispositivos com o Android O em um evento de hardware do Google em outubro.