Desenvolvimento

25 mai, 2017

Google, IBM e Lyft lançam Istio, plataforma open source para gerenciar microsserviços

Publicidade

Microsserviços, ou seja, quebrar aplicações maiores em pequenas partes que se comunicam via APIs, estão se tornando cada vez mais a escolha de estilo arquitetônico para muitos desenvolvedores (especialmente quando acoplado com containers). Entretanto, gerenciar essa frota de serviços traz um conjunto de desafios. Para ajudar desenvolvedores e profissionais de DevOps a gerenciarem e protegerem seus aplicativos baseados em microsserviços, o Google, a IBM e a Lyft anunciaram ontem a Istio, uma nova plataforma open source que permite criar uma rede de serviços implementados e que inclui ferramentas para balanceamento de carga, autenticação service-to-service e monitoramento de serviços.

Ela pode fazer tudo isso sem exigir qualquer alteração dos aplicativos. Isso ocorre porque a Istio fica no nível da rede e usa um proxy para interceptar toda a comunicação de rede entre os microsserviços. No seu núcleo, a Istio usa o proxy Envoy (que foi desenvolvido pela Lyft) e suas ferramentas integradas de descoberta de serviços e balanceamento de carga, entre outras coisas.

“À medida que aplicações monolíticas são decompostas em microsserviços, as equipes de software precisam se preocupar com os desafios inerentes à integração de serviços em sistemas distribuídos: eles devem dar conta da descoberta de serviços, balanceamento de carga, tolerância a falhas, monitoramento de ponta a ponta, roteamento dinâmico para experimentação de recursos e, talvez o mais importante de tudo, conformidade e segurança”, explicou a equipe da Istio.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/micrsosoft-azure-service-fabric-que-roda-e-gerencia-microsservicos-chega-ao-linux/,https://imasters.com.br/infra/conductor-netflix-um-orquestrador-de-microsservicos/]

A Istio essencialmente fornece aos desenvolvedores um único serviço que fornece serviços de monitoramento para, em seguida, implementar o equilíbrio de carga necessário, fluxo de controle e políticas de segurança que eles precisam para manter seus aplicativos em execução, mesmo se a rede não for confiável. A Istio também permite aos desenvolvedores autenticar e proteger as comunicações entre diferentes aplicativos usando uma conexão TLS (o que significa que o desenvolvedor não precisa gerenciar certificados, por exemplo).

Dado o fato de que o Google está envolvido, provavelmente não é uma surpresa que a Istio atualmente apenas suporta o serviço de orquestração de containers Kubernetes, embora o plano seja suportar outros ambientes no futuro, avalia o TechCrunch. A ideia geral é permitir que a Istio alcance vários ambientes. O Google também planeja levar suporte Istio para Cloud Endpointse sua plataforma de gerenciamento Apigee API.