Desenvolvimento

26 abr, 2017

Google encerra suporte para benchmark Octane JavaScript

Publicidade

O Google anunciou neste mês que está encerrando o suporte para seu benchmark Octane JavaScript, citando a falta de benefícios no mundo real como uma das razões para a decisão. Há também sinais de que uma grande mudança está em andamento para o Chrome.

Em seu blog, a empresa disse que o benchmark foi útil no início de sua vida, mas que ficou desatualizado, já que ele não reflete como as páginas web são construídas hoje.

“O Octane ajudou os desenvolvedores de motores a oferecer otimizações que permitiram que aplicações computacionalmente pesadas alcançassem velocidades que tornassem o JavaScript uma alternativa viável para C++ ou Java. Em 2015, no entanto, a maioria das implementações JavaScript implementou as otimizações do compilador necessárias para obter altas pontuações no Octane. Além disso, começamos a notar que as otimizações de JavaScript que obtiveram maiores pontuações no Ocaten muitas vezes tiveram um efeito prejudicial em cenários do mundo real”.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-seleciona-indicados-ao-2017-play-awards-em-apps-e-games-android/,https://imasters.com.br/noticia/google-toma-medidas-para-limitar-resultados-de-pesquisa-ofensivos-e-imprecisos/]

Na prática, eles estavam sendo batidos pelos concorrentes em seu próprio benchmark. Em uma página de marketing, a Microsoft alega que o Edge é mais rápido que o Chrome na pontuação do Octane 2.0, explicitamente dizendo que “o próprio desempenho do Google mostra que o Microsoft Edge é mais rápido do que o Chrome e o Firefox”.

Por sua vez, a Microsoft parece concordar que o benchmark sintético não reflete o mundo real: “Ainda somos frequentemente perguntados sobre o desempenho do benchmark do JavaScript e, embora nem sempre ele corresponda diretamente ao desempenho do mundo real, ele pode ser útil em alto nível e ilustrar a melhoria ao longo do tempo”.

É claro que os fabricantes de navegadores acham que abordaram a maioria dos itens importantes na lista de verificação de desempenho do JavaScript. Com recursos como o WebAssembly, as melhorias de desempenho podem chegar de forma diferente do que tem acontecido nos últimos anos. Para o site InfoQ, o mais importante agora é melhorar o que o usuário está realmente experimentando, então uma nova classe de ferramentas de benchmarking é necessária.

Múltiplos sinais apontam o Speedometer como uma boa escolha atualmente.Um post da equipe do Chromium concorda. O Speedometer usa a popular amostra TodoMVC para exercitar o navegador e medir seu desempenho. O Browser Bench também tem um teste de gráficos do navegador (Motion Mark) e um benchmark JavaScript (JetStream).

O Octane ainda está disponível no GitHub, e os desenvolvedores podem continuar usando-o.