Android

7 dez, 2017

Google anuncia novo serviço de mensagem para o Brasil

Publicidade

Hoje, o Google anunciou que está trazendo as mensagens RCS (Rich Communications Service) para a América Latina com os parceiros América Móvil (no Brasil, Claro), Telefônica (Vivo, no Brasil), AT&T no México e Oi. O RCS é a evolução do SMS, trazendo vários outros recursos para a experiência de mensagens padrão em dispositivos móveis.

Um dos aspectos mais poderosos da evolução para o RCS é a capacidade de melhorar em larga escala a experiência de mensageria, independentemente da operadora, país ou tipo de dispositivo. Os clientes, agora, terão acesso a todos os recursos de uma experiência de mensageria moderna, como a capacidade de criar bate-papos em grupo, ver quando alguém está digitando uma resposta, ler recibos, compartilhar fotos e vídeos de alta resolução e muito mais. Esses recursos estarão disponíveis diretamente da experiência padrão de mensagens das operadoras através do aplicativo Mensagens Android.

O serviço será operado pela nuvem Jibe RCS do Google e será totalmente interoperável entre as redes através do Jibe RCS Hub. Além de conectar assinantes nas redes da América Móvil, AT&T no México, Oi e Telefónica, também é possível se conectar aos assinantes com outras redes na nuvem do Jibe RCS Hub, como Sprint e Rogers. Assim, um assinante da Claro em São Paulo, por exemplo, pode enviar uma mensagem RCS para um assinante da Sprint nos EUA.  O padrão RCS já está presente no mercado da Europa, América do Norte e Ásia.

As pessoas que já possuem o aplicativo Android Mensagens no telefone terão acesso automático aos serviços do RCS através de uma atualização do app. Com cada atualização do app, os assinantes terão acesso aos recursos mais recentes do RCS. Os assinantes que não possuem o aplicativo podem instalar pelo Google Play. Muitos dispositivos Android também já virão com o Android Mensagens pré-instalado como o aplicativo de mensagens padrão.