Desenvolvimento

17 mai, 2017

Google anuncia novidades para devs na conferência I/O

Publicidade

Hoje foi dia de Google I/O, a conferência anual do Google que acontece desde 2008 e que sempre traz novidades nos sistemas da empresa.

Além do aguardado lançamento do Android O, que agora roda dois aplicativos ao mesmo tempo na tela, vem com um sistema para proteger usuários de apps inseguros e uma ferramenta para otimizar a memória interna de celulares limitados, a empresa anunciou que seu SO móvel ganhou suporte para a linguagem de programação Kotlin, em adição a C++ e Java. O plugin para Kotlin já pode ser baixado no Android Studio.

O Kotlin é desenvolvido pelo JetBrains, os mesmos que criaram o IntelliJ e é um projeto open source sob a licença Apache 2.0. Os desenvolvedores ficarão felizes em saber que o compilador do Kotlin emite Java byte-code. O Kotlin pode chamar o Java, e o Java pode chamar o Kotlin. Na verdade, “a interoperabilidade sem esforço entre as duas linguagens” foi uma grande parte do apelo de Kotlin para a equipe do Android.

 

Outras novidades incluem:

  • Google Lens, uma tecnologia para tornar a câmera do smartphone em uma ferramenta que realiza ainda mais tarefas. Primeiro, os recursos chegarão ao Assistente e Google Fotos, e depois a outros produtos;
  • Google for Jobs, um novo recurso na Busca, que ajuda as pessoas a procurar empregos por experiência e por níveis salariais, incluindo trabalhos que tradicionalmente têm sido muito mais difíceis de pesquisar e classificar, como varejo e serviços.
  • Cloud TPUs, nova geração de processadores que, além de mais rápidos e eficientes, são otimizados para inferência e treinamento e podem processar muita informação;
  • Google.ai, que traz todos os esforços de IA para dentro de um grupo que pode acelerar, como pesquisadores, desenvolvedores e empresas que trabalham neste campo;
  • AutoML, uma abordagem que simplifica a criação de modelos de Machine Learning para tornar a inteligência artificial mais acessível;
  • Android Instant Apps SDK, anunciado na conferência do ano passado, o Android Instant Apps agora está disponível para todos os desenvolvedores, não apenas parceiros. Até o momento, 50 instant apps foram lançados. Os instant apps permitem que o usuário teste o aplicativo sem precisar instalar no celular.
  • Atualização do Firebase, além de novas funcionalidades de monitoramento de performance e autenticação, o Google anunciou que abriu o código dos SDKs do Firebase.
  • Pagar com o Google, foi lançada uma API que possibilita que os desenvolvedores recebam pagamentos de forma facilitada, ao permitir que seus clientes utilizem os cartões de crédito e débito armazenados em propriedades do Google, como Google Play, Android Pay, Chrome, YouTube e muito mais. Agora, os clientes de aplicativos podem facilmente pagar com os cartões que estão salvos em sua conta do Google sem ter que utilizar um novo ou inserir seus dados em um formulário.
  • Integração com o Assistente, programadores poderão criar ações para o Assistente do Google que lhes permitam aceitar métodos de pagamento já ligados às contas do Google, eliminando a necessidade de inserção de dados manualmente, quando a compra é feita por voz.