Desenvolvimento

30 mar, 2017

Google anuncia nova forma de publicar aplicativos na Google Play

Publicidade

Há alguns dias, o Google anunciou uma nova maneira de publicar aplicativos na Google Play, com novos recursos. Com as mudanças, os desenvolvedores podem gerenciar as versões do aplicativo com mais confiança na nova página Manage Releases, do Google Play Developer Console.

Essa página é o local em que o dev carrega as versões alfa, beta e de produção do seu aplicativo. Nela, ele tem acesso a informações importantes e pode ver o status de todas as versões em blocos separados.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-disponibiliza-guia-de-design-de-api/,https://imasters.com.br/noticia/google-lanca-video-oficial-com-passo-passo-sobre-novidades-do-android-o/]

O Google também adicionou dois novos recursos para publicar um aplicativo ou atualização. Um deles é uma etapa de validação, que destaca os possíveis problemas antes da publicação. A nova página “Review and Rollout” aparece antes de o desenvolvedor confirmar o lançamento de um novo aplicativo e sinaliza se houver erros de validação ou advertências. Esse novo fluxo torna o processo de lançamento de aplicativos mais fácil, especialmente para aqueles que usam diversos APKs. Além disso, ele oferece novas informações – caso você adicione novas permissões ao aplicativo, por exemplo, o sistema as destacará.

O segundo recurso é que agora está mais simples executar e controlar lançamentos graduais durante o fluxo de publicação. Com lançamentos graduais, é possível lançar uma atualização a um percentual crescente de usuários, o que dá ao dev a chance de identificar e resolver qualquer problema antes que ele afete todo o seu público. Além disso, se ele quiser rever o histórico das suas versões, pode controlá-las em nível granular e baixar APKs antigos. Por fim, foi adicionada uma nova biblioteca de artefatos em “Manage Releases”, na qual é possível encontrar todos os arquivos de auxílio no gerenciamento de uma versão.

A nova página “Manage Releases” pode ser acessada no Developer Console. Mais informações estão disponíveis na Central de Ajuda do Google Play Developer.