DevSecOps

27 abr, 2017

GitHub abre código do OctoDNS, nova ferramenta para gerenciar registros DNS

Publicidade

A fragilidade do sistema DNS tornou-se muito evidente no ano passado, quando o host DNS Dyn foi atingido por um grande ataque de DDoS que derrubou grandes faixas da Internet. Com a expectativa de crescimento desse tipo de ataque, os especialistas pedem às organizações para construir redundância em seus serviços de DNS.

Diante disso, o GitHub, plataforma online de compartilhamento e desenvolvimento de código, está introduzindo uma nova ferramenta de código aberto para facilitar a criação dessa redundância.

OctoDNS é o sistema que o GitHub vem usando há alguns meses para gerenciar seus próprios registros de DNS, explicou Ross McFarland, engenheiro líder da empresa por trás da ferramenta.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-vai-encerrar-codeplex-e-pede-que-devs-migrem-para-github/,https://imasters.com.br/noticia/github-developer-program-agora-tambem-esta-aberto-para-contas-gratuitas/]

A ferramenta permite que o GitHub mantenha seus registros sincronizados em vários provedores, portanto, se algum provedor de DNS tiver um problema, há outro para atender às solicitações dos usuários.

Ele também permite que qualquer pessoa no GitHub – de engenheiros até comerciantes – envie um pull request para fazer alterações. Por exemplo, a equipe de eventos do GitHub pode estar trabalhando para criar um site para uma conferência de usuários, e eles podem querer adicionar uma URL como universe.github.com.

“Se eles souberem o nome que querem e sabem para onde querem que a URL aponte”, explicou McFarland, “eles entrariam e adicionariam algumas linhas a um arquivo específico para fazer essa mudança, então quando os usuários digitassem universe.github .com em seu navegador, ele iria levá-los para o lugar certo”.

Antes, alguém da equipe de McFarland teria que fazer essas mudanças manualmente. Ele começou a investigar esse tipo de solução de “divisão de autoridade” para gerenciamento de DNS há cerca de um ano.

De acordo com o ZDNet, o OctoDNS suporta fornecedores comerciais, incluindo Cloudflare, DNSimple, Dynect e Route53a, além de ter tem suporte para PowerDNS, software que pode ser usado para executar servidores DNS você mesmo (muitas vezes internamente).