Desenvolvimento

30 mai, 2017

Framework que usa linguagem Go em IoT, Arduino e Raspberry Pi é lançado

Publicidade

Você certamente já ouviu falar da linguagem de programação Go, uma iniciativa open source de uma equipe de desenvolvimento do Google, com o objetivo de criar uma linguagem que poderia otimizar processos no desenvolvimento de produtos da empresa. O que você pode não conhecer é um framework baseado nessa linguagem voltado para robótica e aplicações IoT. Chamado de Gobot, ele permite que você controle vários dispositivos baseados em placa como Arduino, BeagleBone, Raspberry e mais.

O Gobot fornece drivers e adaptadores para controlar uma grande variedade de dispositivos físicos de Arduino e Raspberry Pi, além de drones, brinquedos e outros dispositivos completos que possuem APIs. Ele suporta 29 plataformas – a lista completa pode ser conferida neste link.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/pesquisa-revela-uso-da-linguagem-go-entre-seus-usuarios/,https://imasters.com.br/noticia/linguagem-go-cria-grupo-de-trabalho-para-agilizar-experiencia-dos-usuarios/]

O framework inclui uma API RESTful para consultar o status de qualquer conexão, dispositivo ou robô. Além disso, tem a capacidade de emitir comandos diretamente para seus dispositivos e robôs – mais informações podem ser encontradas em http://cppp.io. Ele também vem com a interface React.JS robeaux direto no servidor de API para uma configuração rápida e fácil. Detalhes sobre a API do Gobot podem ser encontrados aqui.

Além disso, o Gobot foi projetado para ser usado em conjunto com o Gort, um Command Line Toolkit (CLI) para RobotOps. O Gort fornece ferramentas para procurar dispositivos conectados, fazer upload de firmware e funciona perfeitamente com o Gobot. Ele também traz um CLI para gerar novos robôs e adaptadores.

Segundo o anúncio oficial, a abordagem da padronização e da abstração do Gobot torna fácil escrever um programa que funciona em várias plataformas de hardware com pouca modificação.