Mobile

18 nov, 2016

Firefox leva adblock nativo para dispositivos mobile

Publicidade

Um dos grandes atrativos do Firefox é o fato dele já vir com um dispositivo adblock nativo. Agora, a funcionalidade também chega para dispositivos móveis. Chamado de Focus, o navegador mobile está disponível para iOS – mas vale lembrar que ele já estava disponível na App Store desde dezembro de 2015. No entanto, o programa apenas permitia que o Safari, navegador padrão do iPhone, contasse com bloqueador de anúncios e navegação anônima.

20161118125844

Ele é um navegador próprio, que não tem lista de favoritos e nem abas que permitem a troca de sites mais rapidamente, mas vem com a capacidade de bloquear anúncios provenientes de buscas realizadas em sites de pesquisa. Há também modo de navegação privada que não registra endereços visitados, termos pesquisados ou registros de login e senha.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/firefox-recupera-market-share-enquanto-navegadores-da-microsoft-registram-queda/,https://imasters.com.br/noticia/mozilla-quer-aumentar-desempenho-do-firefox-com-projeto-quantum/]

Isso acontece porque a empresa comandada hoje por Sundar Pichai ganha uma boa quantidade de dinheiro com propagandas direcionadas diretamente para o consumidor. Funciona da seguinte forma: você busca por “sapato social” no Google. Depois de algum tempo você resolve acessar outro site qualquer e percebe que há propagandas de várias lojas de sapatos. Acredite, isso não foi uma coincidência.

O Focus coloca mais polêmica na discussão do uso da web e da propaganda. Vale lembrar ainda que uma alta quantidade de propagandas em algum site pode ajudar a consumir mais rapidamente os dados móveis dos usuários e até mesmo a bateria do smartphone. A velocidade de navegação também pode ser comprometida.