Framework

18 abr, 2017

Facebook lança React VR, framework JavaScript para construção de apps de RV

Publicidade

Na sua conferência de desenvolvedores F8, o Facebook anunciou hoje o lançamento do React VR, um framework JavaScript que permite aos desenvolvedores construir experiências de realidade virtual (RV) com a ajuda do JavaScript. Como o próprio nome sugere, o React VR pega sugestões do framework React existente no Facebook e, como acontece com o React para aplicativos web padrão, os desenvolvedores de RV agora podem usar o mesmo modelo declarativo para escrever aplicativos para suas experiências de 360°.

Sem surpresas, o React VR usa tecnologias web existentes como WebGL e WebVR para alimentar a experiência e interagir com os vários sensores nelas. Vale a pena notar que o foco aqui não é a construção de jogos complexos de realidade virtual e outras experiências. Apesar de você poder adicionar modelos 3D, a ideia principal aqui é permitir que os desenvolvedores facilmente combinem 360 panoramas com interfaces de usuário 2D, texto e imagens.

[awprm urls=https://imasters.com.br/desenvolvimento/criando-um-chatbot-de-noticias-para-distribuir-conteudo-atraves-messenger-do-facebook/,https://imasters.com.br/noticia/facebook-tenta-desenvolver-melhor-assistente-virtual-de-todos-os-tempos/]

Segundo o TechCrunch, qualquer pessoa com experiência na criação de aplicativos React deve ser capaz de construir aplicativos React VR muito facilmente (e esses desenvolvedores também serão capazes de alavancar muitas das ferramentas existentes no ecossistema React).

Mais do que os aplicativos mobile, os aplicativos de realidade virtual precisam ser renderizados a 60 quadros por segundo (ou, idealmente, ainda mais rápido). Como o React Native já abordou muitos dos problemas que normalmente tornam difícil fazer isso com um aplicativo JavaScript, a equipe conseguiu obter a quantidade certa de desempenho para tornar os aplicativos React VR rápidos o suficiente também.

O código do React VR está agora disponível no GitHub e, se você quiser brincar com ele, pode encontrar a documentação aqui.