Android

20 abr, 2017

Facebook expande seu portfólio open source com novo framework de UI para Android

Publicidade

Em sua conferência de desenvolvedores F8, o Facebook anunciou nesta semana abriu o código do Litho, um framework declarativo para a construção de interfaces de usuário eficiente no Android. Litho é o mesmo framework que o Facebook usa internamente para construir seu próprio aplicativo para Android, que atualmente está sendo usado por mais de um bilhão de pessoas mensalmente.

A empresa falou pela primeira vez sobre esse novo framework em outubro. Na época, o Facebook observou que o problema que estava tentando resolver era principalmente a construção de um framework mais eficiente para exibir o feed de notícias do Facebook, que tende a ser mais complexo do que as listas roláveis para as quais as ferramentas padrão do Android são otimizadas. Essas listas tendem a usar o RecyclerView  do Android, mas, para chegar aos 60 quadros por segundo que as telas de dispositivos modernos normalmente suportam (e que os usuários esperam), o RecyclerView simplesmente não é rápido o suficiente para aplicativos mais complexos.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/facebook-lanca-react-vr-framework-javascript-para-construcao-de-apps-de-rv/,https://imasters.com.br/noticia/facebook-abre-codigo-de-caffe2-seu-framework-de-deep-learning/]

De acordo com o TechCrunch, os programadores do Litho usaram algo do que o Facebook aprendeu com o React, e criaram um novo sistema que melhora o desempenho de rolagem em até 35%. Isso é conseguido, em parte, por ele quebrar views complexas como o feed de notícias em componentes menores (texto, imagens e vídeos) que podem ser processados de forma incremental. O framework também pode levar algumas dessas peças menores e reciclá-las sem ter que manter várias cópias na memória.

O Litho está disponível no GitHub. O Facebook também está disponibilizando vários materiais na página do projeto.