Carreira Dev

22 set, 2016

Estudo mostra que adoção de cloud será dominante, mas poucas organizações estão maximizando este valor

Publicidade

A Cisco divulgou nesta semana os resultados de um estudo global chamado “Cloud será dominante: Todos estão tentando, alguns estão se beneficiando, poucos estão maximizando valor”. O relatório indicou que, enquanto a adoção de cloud continua a acelerar, poucas organizações estão maximizando o valor que ela realmente pode oferecer. De acordo com o estudo, cerca de 68% das organizações estão usando cloud para ajudar a gerar resultados de negócios, um aumento de 61% em relação ao estudo do ano passado.

O aumento da adoção de cloud está sendo alimentada por aplicativos nativos de nuvem, incluindo soluções baseadas em nuvem, segurança e Internet das Coisas. No entanto, a maioria das organizações (69%) não tem estratégias maduras de nuvem e apenas 3% tem estratégias de nuvem otimizadas, gerando resultados de negócios superiores.

Em média, a maioria das organizações em estágios mais avançados de adoção de cloud veem um benefício anual por aplicativo baseado em nuvem de US$ 3 milhões em receitas adicionais e US$ 1 milhão em economia de custos. Estes aumentos de receita têm sido em grande parte o resultado de vendas de novos produtos e serviços, ganhando novos clientes mais rapidamente, ou pela habilidade acelerada de vender para novos mercados.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/samsung-vai-adquirir-empresa-de-cloud-computing-joyent/,https://imasters.com.br/infra/cloud/cloud-computing-o-melhor-da-tecnologia-no-seu-negocio/,https://imasters.com.br/noticia/cloud-computing-vira-arma-para-protecao-contra-hackers/]

O estudo também revela que 95% destas organizações líderes com estratégias otimizadas de nuvem construíram um ambiente de TI híbrido, que utiliza múltiplas nuvens públicas e privadas baseadas em economia, localização e políticas de governança. Foi identificado cinco níveis de maturidade de cloud: ad hoc, oportunista, replicável, gerenciada e otimizada.

Adoção de nuvem híbrida por país e região

A adoção de nuvem híbrida (nuvem privada e serviços de nuvem pública) varia conforme o país ou região, com a Coreia e o Japão entre os países com o maior percentual de organizações que usam uma combinação de serviços de nuvem pública e ativos dedicados, e Austrália, com o menor número entre os países estudados. O estudo observa a percentagem de empresas com a adoção de nuvem híbrida nos seguintes países e regiões:

  • 45% EUA
  • 47% América Latina
  • 46% Reino Unido
  • 42% França
  • 51% Alemanha
  • 41% Austrália
  • 47% Canadá
  • 55% Coreia
  • 42% Holanda
  • 54% Japão
  • 52% China

Segundo o estudo, as organizações enfrentam uma série de obstáculos para alcançar uma maior maturidade de nuvem incluindo deficiência de capacidades e habilidades, falta de uma estratégia e um roteiro bem definido, um legado de estruturas organizacionais de silos entre as áreas de Tecnologia da Informação e  Negócios.

A pesquisa foi realizada com executivos responsáveis por decisões de TI em mais de 6.100 organizações em 31 países que estão implementando nuvens privadas, públicas e híbridas com sucesso em seus ambientes de TI. Isto marca o segundo ano do estudo, quase dobrando o tamanho da amostra do ano passado.