DevSecOps

29 mar, 2017

Estudo aponta aumento de 85% em automação de testes

Publicidade

Um estudo realizado pela Wipro Limited, empresa global de Tecnologia da Informação, Consultoria e Serviços de Processos de Negócios, apontou um salto de 85% na automação de testes nas diferentes indústrias para acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. Chamado de o “Estado de Qualidade 2016″, o estudo foi conduzido por um período de nove meses pelo setor de Testing Services (Serviços de Teste) da Wipro, utilizando ferramentas analíticas com o objetivo de identificar padrões distintos e tendências-chave no teste de software. O levantamento também descobriu que quase 73% de todos os testes de desempenho são compostos por testes de aplicações web.

O estudo é baseado em insights das ações do Wipro Testing e Quality Assurance (QA), assessoria, consultoria de engajamento e feedback em mídias sociais, incorporando percepções de acordo com os dados coletados dos setores de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (BFSI), Varejo e Bens de Consumo, Saúde e Ciências da Vida, Manufatura & Tecnologia, Media & Telecom e Utilities nos EUA, Canadá, Europa e Ásia.

[awprm urls=https://imasters.com.br/tecnologia/redes-e-servidores/automacao-de-data-center-como-ela-deve-ser/,https://imasters.com.br/noticia/equipes-de-desenvolvimento-de-software-adotam-automacao-devsecops/]

Entre as principais conclusões do levantamento estão:

  • Automação lidera o caminho: O estudo demonstrou um aumento de 85% na automação de testes ao longo de dois anos e em todos os setores da indústria. Esse crescimento é alimentado por ferramentas open source de fácil acesso no mercado hoje.
  • Aplicações web dominam os testes de desempenho: Com a crescente digitalização das empresas, as Aplicações Web dominam entre as plataformas que exigem testes de desempenho – aproximadamente 73% de todos os testes de desempenho compreendem os testes de aplicações web.
  • Interesse minguante na engenharia de desempenho: A engenharia de desempenho (Performance Engineering – PE) garante um desenvolvimento orientado ao comportamento ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento de software, e não apenas durante a fase de teste (teste de desempenho). Uma observação significativa nessa esfera é de que apenas 30% das organizações clientes demonstram grande interesse na Engenharia de Desempenho e têm o talento para perceber os benefícios das ferramentas de Gerenciamento de Processos de Automação. Esta baixa absorção acontece devido ao conjunto de ferramentas dispendiosas, à falta de talento especializado e à introdução tardia de testes de desempenho no ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
  • Sem hacks da vida real para o ambiente de teste e gerenciamento de dados de teste: A virtualização, o celular e a nuvem impactaram o Gerenciamento do Ambiente de Teste, ou Test Environment Management, e o Gerenciamento de Dados de Teste (Test Data Management – TDM), de uma forma importante na última década. A maioria das organizações acha desafiador se adaptar a eles, além dos requisitos de negócios em constante evolução. Como resultado, o número de defeitos em eventos de teste subiu para quase 13% devido a problemas de ambiente de teste de software; corrigi-los ocupa 28% do esforço da equipe de testes.

Curiosamente, 90% das organizações têm preocupações com a geração de dados de teste, um elemento essencial para a execução bem-sucedida de aplicações revisadas ou novas. Além disso, de 25% a 30% dos cenários de teste permanecem não testados na ausência de uma solução abrangente de mascaramento de dados.

O estudo pode ser baixado em http://www.wipro.com/microsite/state-of-quality-2016/index.php.