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14 dez, 2017

Entenda como RCS pode mudar a experiência de mandar mensagens através do smartphone

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Nesta semana noticiamos aqui que o Google anunciou que está trazendo as mensagens RCS (Rich Communications Service) para a América Latina com os parceiros América Móvil (no Brasil, Claro), Telefônica (Vivo, no Brasil), AT&T no México e Oi.

O RCS é a evolução do SMS, trazendo vários outros recursos para a experiência de mensagens padrão em dispositivos móveis.

Como pouco ainda se sabe sobre a novidade no mercado brasileiro, fomos conversar com Cassio Bobsin, CEO da Zenvia, umas das empresas credenciadas a oferecer RCS no Brasil. Ele contou como a novidade pode mudar e melhorar a experiência de mandar mensagens através do smartphone, quais as vantagens, o que esperar…

Confira nossa entrevista:
Portal iMasters: Quais são as diferenças cruciais entre o SMS tradicional e as mensagens RCS (Rich Communications Service)? E como elas enriquecem a experiência do usuário?
Cassio Bobsin: O RCS é a evolução do SMS. A principal diferença entre eles é que o SMS é basicamente texto, enquanto o RCS trará mais recursos para as mensagens. Será possível criar e editar conversas em grupo, realizar videochamadas em tempo real, compartilhar fotos em alta resolução e gerar confirmação de leitura, por exemplo, com criptografia ativa. Todas essas funcionalidades enriquecem a experiência do usuário, que poderá interagir por mensagens mais completas, similar aos aplicativos de mensagens.

Portal iMasters: Elas funcionam em qualquer smartphone, ou apenas a partir de alguma versão específica do Android?
Cassio Bobsin: Qualquer usuário do Android que tenha atualizado o app de mensagens do Android no último ano já suporta o RCS. Assim que as operadoras lançarem, esses usuários estarão habilitados a utilizar o novo serviço.

Portal iMasters: Qual o custo da tecnologia para quem quiser utilizá-la?
Cassio Bobsin: O custo para os usuários ainda não foi definido pelas operadoras, mas é possível que o modelo adotado seja o de pacote, similar ao do SMS atualmente, com preços não muito diferentes. Os planos pós-pagos, que atualmente estão ficando mais simples ao consumidor, podem vir a incorporar o RCS na mensalidade.

Portal iMasters: Quais são as vantagens para o consumidor destas mensagens em relação aos mensageiros tradicionais como o WhatsApp, ou Messenger, que têm uma abrangência maior em questão de público?
Cassio Bobsin: O RCS será compatível com qualquer smartphone, mesmo que a pessoa não tenha o aplicativo, pois então receberá um SMS normal. As ligações por voz e vídeo podem ter qualidade superior aos apps de mensagens, pois rodarão na infraestrutura da própria operadora.

Portal iMasters: Haverá, em algum momento, integração com aparelhos que não sejam Android?
Cassio Bobsin: O RCS poderá ser utilizado em iPhones ou aparelhos de outras marcas a partir do download de um app disponibilizado pela própria operadora.

Portal iMasters: Quais as previsões e expectativas para a adoção da tecnologia no mercado brasileiro?
Cassio Bobsin: O RCS deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2018. Acreditamos que seja inicialmente adotado pelas empresas para a comunicação com os consumidores. Ao longo do tempo, os usuários devem incorporar o uso no dia a dia para interagirem com seus amigos e familiares.