Desenvolvimento

30 mar, 2017

Desenvolvedores agora podem responder a reviews de usuários na Apple App Store

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Os desenvolvedores de aplicativos para plataformas da Apple agora têm uma nova maneira de se comunicar com seus usuários. Com o lançamento do iOS 10.3 e macOS 10.12.4, os profissionais agora podem responder a reviews de usuários na App Store para oferecer suporte, fazer perguntas ou agradecer aos usuários.

Essa alteração, que já é padrão na Google Play desde 2013, tem como objetivo ajudar tanto os desenvolvedores quanto os consumidores. Deixar queixas na App Store é muitas vezes um curso de ação para os usuários que encontram bugs, mas eles não têm a capacidade de coletar mais informações através das perguntas de acompanhamento, e os desenvolvedores acaband sendo deixados no escuro.

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Para os desenvolvedores, a Apple está oferecendo uma lista de diretrizes sobre como responder a reviews de usuários. A empresa explica que as respostas devem ser oportunas, concisas e consistentes com o tom da marca do aplicativo. Também sugere priorizar os ratings mais baixos ou aqueles que mencionam problemas técnicos com o aplicativo. Há também um filtro para encontrar opiniões de países específicos.

A empresa também alerta os devs que as respostas não devem ser usadas para anunciar ou oferecer códigos promocionais para outros aplicativos, serviços ou compras, pois isso viola as App Store Review Guidelines, segundo o site Neowin.

Para os usuários, o processo de deixar uma review não muda, mas os desenvolvedores agora têm uma nova opção para solicitar feedback. Com a API SKStoreReviewController, os desenvolvedores podem solicitar aos usuários que façam review de um aplicativo enquanto o utilizam, sem redirecioná-los para a App Store. A API também restringe os desenvolvedores de solicitar review mais de três vezes por ano.