Mobile

8 fev, 2012

Desenvolvedor do LibreOffice mostra protótipos para Android e HTML5

Publicidade

Ano passado, The Document Foundation (TDF) apresentou planos de criar versões móveis e na nuvem do LibreOffice. Dando sequência a isso, o desenvolvedor Michael Meeks, em uma apresentação em um evento europeu, mostrou como estão os ports para da suíte open source para Android e para a nuvem.

O objetivo dos desenvolvedores do LibreOffice é maximizar a quantidade de código que é compartilhada entre variantes de desktop, mobile e cloud da suíte. Em vez de reescrever o software ou manter implementações separadas, o código base existente será adaptado para trabalhar em novos ambientes.

Para o desenvolvedor, entre as vantagens de compartilhar código entre diferentes ambientes está assegurar que uma boa seleção de ferramentas do LibreOffice estará disponível entre  os ambientes-alvo e que a interoperabilidade entre eles será robusta e previsível. Além disso, melhorias no código base beneficiarão, de forma transparente, os usuários, independentemente de onde eles estiverem rodando a suíte.

Os ports para mobile ainda estão em um estágio bastante inicial de desenvolvimento. Protótipos experimentais validam técnicas estratégicas e mostram que os ports são possíveis.

Em sua apresentação, Meeks incluiu uma screenshot que mostrou um protótipo do LibreOffice rodando em um emulador do Android, que somente demonstrou que a suíte pode ser feita para rodar em dispositivos com o sistema operacional do Google.

Assim como os ports para mobile, os para nuvem serão alimentados pelo código do LibreOffice já existente. A aplicação irá rodar em um servidor e sua interface de usuário será desenhada na janela do navegador do usuário ou em um elemento Canvas HTML. O protótipo em nuvem do LibreOffice é alimentado pelo Broadway, um backend de renderização de HTML para o toolkit Gtk+. 

Com informações de Ars Technica