Desenvolvimento

14 mai, 2015

Criadores do buscador Wolfram Alpha lançam sistema de identificação de imagens

Publicidade

A empresa americana de software Wolfram Research, mais conhecida pela criação da ferramenta de buscas online Wolfram Alpha, lançou um novo serviço de pesquisa. Desta vez, a nova ferramenta identifica imagens: o usuário envia uma foto e o computador responde o que é aquilo.

“Ele não irá acertar sempre, mas na maior parte do tempo ele se sai muito bem”, escreve Stephen Wolfram, fundador e presidente da Wolfram Research, em um post no blog da empresa. “O que é particularmente fascinante é que quando ele erra, os erros parecem ser muito humanos”, afirma.

Basta enviar uma foto que o sistema responde o que ou quem é o retratado na imagem
Basta enviar uma foto que o sistema responde o que ou quem é o retratado na imagem

Wolfram acredita que o projeto possa ser útil se aplicado em grandes coleções de fotos, para tentar identificar e categorizá-las. A tecnologia, chamada “Image Identify”, ou “Identificadora de Imagem”, tem código aberto, e poderá ser usada por outras desenvolvedoras na construção de ferramentas de identificação de imagens em seus softwares e aplicativos.

Para “treinar” o sistema, Wolfram o alimentou com dezenas de milhões de imagens para que ele entendesse o que cada objeto era. “O processo é comparável ao número de diferentes percepções e estímulos que os humanos têm em seus primeiros dois anos de vida”, diz.

885x593-neymar-20150514094311

A chave para que o sistema “aprenda” é o uso de redes neurais, que vasculham o banco de dados do sistema, restringindo as possibilidades sobre o que aquele determinado objeto possa ser. Cada uma das camadas da rede analisa um nível diferente de detalhes da imagem: brilho, cor, formas, sombras etc.

Os algoritmos usados pela máquina são desenvolvidos para se aperfeiçoarem com o tempo. Quanto mais imagens eles receberem, maior será a precisão da identificação.

O sistema também recebeu imagens que poderiam confundi-lo, como gatos vestindo roupas de astronautas, bichos-preguiça com chapéus de aniversário e um Chewbacca, clássico personagem de Star Wars. Para o alívio de Elon Musk, a máquina errou a identificação de todas essas imagens:

885x591-screen-shot-2015-05-13-at-44714-pm0-20150514094359

Compatível com desktops e dispositivos móveis, o projeto atualmente é capaz de reconhecer 10 mil tipos de objetos, apesar de ainda ter dificuldades em reconhecer pessoas específicas, obras de arte e objetos incomuns no cotidiano.

***

Com informações de Info