Desenvolvimento

19 jul, 2017

CPqD e editora Springer lançam livro sobre tecnologias cognitivas

Publicidade

A computação cognitiva está em evidência, e o Brasil acompanha e participa de perto desta nova era. O CPqD, em conjunto com a editora Springer, possuem uma série internacional chamada Telecommunications and Information Technology que aborda o tema. Este livro dissemina globalmente alguns dos resultados de pesquisas e inovações tecnológicas desenvolvidas no CPqD.

Segundo o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento do CPqd, Alberto Paradisi, “ao divulgar suas competências para o mercado internacional, o CPqD abre oportunidades para novas parcerias com instituições de pesquisa e desenvolvimento e empresas globais que atuam em áreas de interesse comum. E isso vai ao encontro do nosso foco de promover a inovação aberta”.

O livro intitulado Cognitive Technologies, traz aplicações como métodos estatísticos, técnicas de machine learning, aplicações em redes sem fio e em redes ópticas. O livro em sua primeira parte também aborda processamento de fala, modelos estatísticos, redes neurais e tecnologias afins.

Um dos temais principais é focado nas redes de rádios cognitivos e suas aplicações em operações críticas e as redes 5G wireless mesh cognitivas.”