Desenvolvimento

30 mar, 2017

Confira o que rolou na edição 2017 do PHP Experience

Publicidade

O iMasters realizou, nos dias 25, 27 e 28 de março, em São Paulo o PHP Experience 2017.  No primeiro dia, sábado, aconteceram diversos workshops técnicos de alto nível.

Na segunda-feira à noite, abertura oficial do evento, aconteceram os keynotes principais: quatro grandes nomes do mercado mundial de PHP falaram sobre assuntos como arquitetura distribuída, event sourcing e microservices.

Alex Ciunciusky, Solution Architecture Director da MongoDB, foi um dos keynoters do PHP Experience

Problemas de mercado com suas devidas soluções não faltaram, e os devs puderam aprender com Michelangelo van Dam, membro do conselho do PHPBenelux, sobre como lidar com problemas complexos de escalabilidade, cloud, técnicas de negócio, resiliência, código em produção e prevenção de desastres. Em seguida, Alex Ciunciusky, diretor de soluções de arquitetura na MongoDB, comentou sobre a utilização do NoSQL e o MongoDB e como sua aplicação pode, sim, funcionar muito bem com ele.

Na sequência Esteban Garcia, Esteban Garcia, Sr. Cloud Architect no Mercadolibre.com, falou sobre funções Lambda, Azuri e Google Cloud. Ele comentou sobre as principais diferenças entre os serviços, seus prós e contras. Ao final, Marco Pivetta, consultor de software na Roave, deu um show de arquitetura, com uma palestra densa e cheia de insights. Depois te tudo isso, o que os devs mais queriam era networking e cerveja, e o iMasters PUB finalizou a noite.

No segundo dia, três salas simultâneas de palestrantes fizeram a cabeça dos devs ferver com tanta informação! Os auditórios de Arquitetura, DevOps e Hacking tinham assuntos para todos os interesses.

Entrada do evento, espaço de networking e café, muito café

O auditório Hacking abordou temas como Big Data para desenvolvedores, com uma aula sobre estatística e mostrando que ainda se sabe pouco sobre os dados. No palco de Arquitetura, João Neto, do iMasters, deu outra aula sobre o assunto, trazendo provocações, discussões e mostrando como nós pensamos estar preparados quando, na verdade, estamos apenas no início do aprendizado.

Jeferson Nathan palestrou sobre domain driven design no segundo dia, em um dos três auditórios simultâneos

Já no palco DevOps, além das diversas sugestões de ferramentas e processos, muito se tocou no assunto de que DevOps tem sua relação principal nas pessoas e nos relacionamentos.

O iMasters já pensa no PHP Experience 2018. Quer ajudar a torná-lo ainda melhor? Se você participou do evento, pode dar feedback dos palestrantes e do encontro.

Veja mais sobre a cobertura no Facebook do iMasters.

O próximo grande congresso do iMasters será o JS Experience, que acontece no dia 23 de junho, em São Paulo.