Carreira Dev

3 abr, 2017

Como startups brasileiras estão trabalhando com inteligência artificial

Publicidade

A inteligência artificial chegou para ficar e, influenciadas pelas gigantes do exterior, startups brasileiras estão investindo na área. “Não se trata de algo importante apenas para elas. Trata-se de se manter competitivo em um mercado que em breve terá aplicações mais inteligentes presentes de forma generalizada”, explicou Felipe Matos, sócio fundador da Startup Farm, empresa que trabalha com o desenvolvimento de startups no Brasil.

Entre as vantagens da IA estão a possibilidade de automatizar processos, maior eficiência com redução e custos e aumento na velocidade de conclusão de tarefas. Inclusive, é possível trabalhar com tarefas de outras áreas, como no campo da saúde. Segundo Matos, já existem programas no exterior que trabalham com a análise de milhares de exames para determinar diagnósticos médicos.

A UpPoints, de Florianópolis, em Santa Catarina, por exemplo, utiliza o recurso para ajudar varejistas e fabricantes a controlarem melhor seus estoques de produtos que são disponibilizados em prateleiras de supermercados. A empresa desenvolveu uma aplicação que utiliza câmeras para coletar dados relacionados com a quantidade de um determinado produto, a distribuição das marcas entre as gôndolas e o comportamento do consumidor.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/pesquisadores-brasileiros-e-alemaes-otimizam-tecnicas-de-inteligencia-artificial/,https://imasters.com.br/noticia/inteligencia-artificial-chega-computadores-quanticos/]

Já a mineira Nexer, faz o uso da inteligência artificial para tentar resolver um grave problema das grandes cidades brasileiras: as condições de trânsito. A startup busca identificar padrões para ajudar os motoristas a melhorarem a direção. Na prática, as aplicações vão ajudar os motoristas a saber todas as informações relevantes sobre os aspectos mecânicos do automóvel, onde o veículo está a todo o momento, além de permitir o contato com mecânicos de plantão para auxiliar no caso de problemas inesperados. Tudo isso é feito por um dispositivo que é instalado no carro e conectado ao smartphone do usuário.

Para as indústrias e empresas maiores, os serviços criados pela Fhinck, de São Paulo, e pela Virturian, de Belo Horizonte, buscam atender às necessidades dos gestores que precisam aumentar a velocidade de seus processos e querem torná-los mais eficazes.

A primeira utiliza a IA para mapear processos de clientes corporativos monitorando todos os softwares que estão em execução nos computadores dos colaboradores, enquanto que a segunda busca analisar a rede de comunicação da indústria para prever falhas nos motores elétricos e outros equipamentos industriais. Assim, o cliente consegue antecipar a manutenção e economizar com reparos.

Para o executivo da Startup Farm, é preciso que os empreendedores e desenvolvedores conheçam o potencial de utilização e as melhores técnicas de uso para essas tecnologias. Quando isso acontecer, os pioneiros terão vantagens nesse mercado, divulgou o site Olhar Digital.