DevSecOps

29 set, 2011

Chega ao mercado o GNOME 3.2

Publicidade

O projeto GNOME lançou o GNOME 3.2, a primeira grande revisão da terceira geração do GNOME. A nova versão solucionou muitas das idiossincrasias no GNOME 3, que recebeu várias críticas dos usuários, e também incluiu novos programas que oferecem melhor integração entre o desktop e o serviço de nuvem.

Uma das novas características é o suporte à conta online. Isso coloca uma entrada nas configurações do sistema e o menu do usuário com o qual ele pode armazenar seus dados de acesso para os serviços online, tais como dados de conta Google. Outras aplicações são capazes de consultar o as informações e usá-las para acessar o serviço de nuvem.

O aplicativo Empathy e o Evolution são alguns dos programas que conseguem usar as contas online. O Empathy, por exemplo, recupera informações da conexão do IM e, consequentemente, requer pouca configuração.

A configuração de tela da nova versão permite ao usuário especificar se cada conta configurável pode ser usada para reconciliar e-mail, calendário, contatos de dados, dados de IM e documentos. No entanto, a versão de pré-lançamento do Fedora 16, que foi usada para conhecer um pouco do GNOME 3.2, só permite a configuração de conta Google. Está previsto suporte para outros serviçois online, como Yahoo!, Flickr, Exchange e Facebook.

Novas entradas

Dois novos programas, Contatos e Documentos, também usam as contas online. O GNOME Contatos tem um design muito simples e pode ser usado para visualizar e modificar dados de contatos salvos na Empathy, no Evolution, ou configurados nos serviços online. O GNOME Documentos é destinado a fornecer uma visão simples e acesso aos documentos locais e remotos.

Outra característica nova é o Sushi, uma aplicação de visualização rápida que pode ser usada de dentro do gerenciador de arquivos Nautilus. O Sushi mostra uma pré-visualização do arquivo selecionado quando a barra de espaço for pressionada no Nautilus. Pressionando a barra de espaço novamente, a visualização fecha. O Sushi é capaz de exibir visualizações de arquivos de imagem, PDFs, arquivos de texto e vários outros tipos de arquivo.

Web apps

Um novo recurso no browser Epiphany do GNOME pode ser usado para salvar aplicações já embutidas no navegador, como o Twitter, para o desktop como aplicações web. Eles podem, então, ser lançados a partir da área de aplicativo do sistema. 

Isso pode ser útil para sites usados frequentemente, como Facebook, Google+, ou Twitter. As aplicações web são executadas em seu próprio processo, o que significa que elas não são afetados o navegador falhar. Elas usam os cookies do perfil do navegador. Se o usuário clicar em um link para outro domínio, a partir de um aplicativo web, ele é aberto no navegador.

Com informações de The H.