Desenvolvimento

22 set, 2017

Canonical & Microsoft fazem kernel Linux adaptado para o Azure

Publicidade

A Canonical anunciou que está unindo forças com a equipe do Microsoft Azure para criar um kernel Linux adaptado ao Azure, para o Ubuntu Cloud Images do Ubuntu 16.04 LTS. O novo kernel receberá o mesmo nível de suporte e manutenção de segurança oferecido aos kernels suportados, mas ainda não é compatível com o Canonical Livepatch Service, porém, se isso não lhe interessa, você poderá aproveitar as melhorias que o kernel traz.

O kernel é fornecido pelo pacote kernel linux-azure e aqui estão os destaques da Canonical:

  • Capacidade Infiniband e RDMA para o HPC Azure oferecer um desempenho otimizado de carga de trabalho intensiva em computação no Azure A8, A9, série H e NC24r.
  • Suporte total para Accelerated Networking no Azure. O acesso direto ao dispositivo PCI gera ganhos no desempenho geral da rede, oferecendo maior taxa de transferência e menor latência para os clientes do Azure. O SR-IOV transparente elimina as etapas de configuração para ligar dispositivos de rede. O SR-IOV para Linux no Azure está em versão prévia, mas ficará totalmente disponível no final deste ano.
  • NAPI e Receive Segment Coalescing para um rendimento 10% maior nos guests que não utilizam SR-IOV.
  • Redução de 18% no tamanho do kernel.
  • Capacidade de socket Hyper-V: um método de comunicação host/guest baseado em socket que não requer uma rede.
  • Os mais recentes drivers de dispositivo Hyper-V e suporte de recursos disponíveis.

O novo pacote do kernel será usado por padrão em qualquer imagem do Ubuntu 16.04 LTS trazida do portal Azure, após o dia 21 de setembro. Para verificar se você está executando o kernel Azure, vá até a à linha de comando e execute: uname -r, e a saída deve ser algo como 4.11.0-1011-azure, ‘azure’ é a parte essencial.

Se quiser reverter para um kernel padrão sem os benefícios listados acima, insira os seguintes comandos no terminal:

$ sudo apt install linux-virtual linux-cloud-tools-virtual

$ sudo apt purge linux*azure

$ sudo reboot

As instâncias que usam o kernel Ubuntu adaptado ao Azure ganharão suporte através do serviço Ubuntu Advantage, da Canonical, que está disponível na loja online da Canonical.

***

Com informações de Neowin.net: https://www.neowin.net/news/canonical–microsoft-make-azure-tailored-linux-kernel