E-commerce

26 mar, 2015

Brasil possui 450 mil sites dedicados ao e-commerce

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Segundo a pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil”, encomendada pelo PayPal à Big Data, a partir do monitoramento automatizado dos sites brasileiros, o comércio eletrônico brasileiro é composto de 450 mil e-commerces ativos. Esse é o total de sites que responderam a cliques no dia 1º de março, data do último monitoramento automatizado realizado pela empresa de pesquisa. 81% desses e-commerces baseiam-se em um modelo de comércio focado, que oferece ao consumidor até dez produtos.

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“O e-commerce no Brasil deverá movimentar este ano R$ 81,3 bilhões e R$ 92,9 bilhões em 2016, o que significa um crescimento anual próximo dos 14%, muito acima das previsões de crescimento da economia do País, afirmou Mário Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina.

De forma geral, boa parte do e-commerce brasileiro é marcada pelo empreendedorismo. “Ele abrange muitas pequenas empresas e artesãos que se beneficiam do baixo custo de entrada para montar suas lojas online”, informou Thoran Rodrigues, sócio-fundador e CEO da BigData Corp, que conduziu a pesquisa.

Do total pesquisado, apenas 15% dos sites de e-commerce contam com endereços de lojas físicas. Os 85% restantes são negócios que só existem na web. O dado é um indício da facilidade de se abrir um negócio online, uma vez que é possível abrir um comércio eletrônico com ferramentas gratuitas. De acordo com o levantamento, cerca de 40% dos sites já usam algum tipo de intermediador de pagamentos ou de uma carteira virtual.

A pesquisa revelou ainda a alta concentração geográfica do comércio online do País: metade dos sites é formada por empresas baseadas em São Paulo. Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro têm perto de 7% cada.

Em boa parte, o “varejo.com” brasileiro é representado por pequenos sites. 88% deles recebem até 10 mil visitas mensais; 11% recebem entre 10 mil e 500 mil visitas mensais; e menos de 1% supera a marca de meio milhão de visitas por mês.

Os Estados Unidos são o País em que mais sites do e-commerce brasileiro estão hospedados. Isso é válido para 45,25% dos casos. Já, 28,5% estão em servidores no Brasil, e o restante em outros países. Quando o assunto é a plataforma escolhida, 44,03% optam por soluções proprietárias, e 14,62%, por soluções abertas e gratuitas. Impressionam os 41,35% que trabalham com soluções criadas por desenvolvedores independentes.

A metodologia usada na pesquisa faz buscas automatizadas, conduzidas semanalmente para a extração de informações, que são submetidas a modelos de classificação e, na fase seguinte, validadas.