Carreira Dev

21 abr, 2017

Brasil ganha duas antenas voltadas para aplicações de Internet das Coisas

Publicidade

Nesta semana, a Samsung Electronics, em parceria com a empresa Sigfox, anunciou ter concluído a instalação de duas antenas totalmente voltadas para aplicações de Internet das Coisas (IoT) para fins de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A parceria também envolve a WND, companhia responsável pela instalação da infraestrutura de rede e exploração comercial da rede na América Latina.

As antenas ficam nas unidades do Samsung Ocean nas Universidades de São Paulo e do Amazonas, e os dados obtidos por elas são transmitidos para a nuvem. Com alcance de até 50 km em áreas rurais e até 10 km em centros urbanos, as antenas utilizam uma tecnologia de transmissão chamada Low Power Wide Area (LPWA), que requer baixo consumo de energia, ao contrário de outros tipos de conexão móvel, como Wi-Fi, 3G ou 4G.

[awprm urls=https://imasters.com.br/desenvolvimento/controle-a-umidade-com-um-raspberry-pi-e-dispositivos-iot/,https://imasters.com.br/noticia/pesquisa-revela-tendencias-para-desenvolvedores-de-iot/]

De acordo com o site Canaltech, as novas antenas são as únicas usadas exclusivamente para fins de P&D no Brasil, permitindo a criação de novas soluções e serviços, utilizando dispositivos de baixo custo e consumo de energia. Além disso, os equipamentos estão enriquecendo os estudos a respeito de IoT e viabilizando novos projetos com parceiros da comunidade acadêmica, startups e grandes empresas. As possibilidades que o projeto oferece por meio de antenas de transmissão incluem desde soluções de eficiência energética utilizando sensores de temperatura, luminosidade e presença até soluções de saúde que se valem de sensores de movimento, localização ou sinais vitais.

O Ocean é uma iniciativa da Samsung no Brasil que tem como meta incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel, utilizando plataformas e ferramentas da Samsung, e fomentar a criação de novas empresas de base tecnológica. O local oferece gratuitamente capacitação técnica combinada com temas relacionados a usabilidade e empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado durante todo o ano.