DevSecOps

23 mai, 2017

Brasil é o país com maior número de ataques DDoS na América Latina

Publicidade

Na América Latina, o Brasil é o país que mais sofre com ataques DDoS, chegando a bater 54% desta estatística. Em seguida, vem Argentina, Chile, Equador, Colômbia e México. Esses dados foram recolhidos pela Arbor Networks na pesquisa para seu 12º Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global de Redes, o WISR (sigla em inglês de Worldwide Infrastructure Security Report).

De acordo com o relatório, os ataques DDoS se tornaram mais frequentes em todo o mundo e, também, mais intensos, fazendo uso de maciços volumes de solicitações de acesso para bloquear, como em uma via de trânsito engarrafada, as solicitações legítimas. Julio Arruda, especialista da Arbor Networks, comentou que, em 2016, os ataques volumétricos mais expressivos se realizaram tendo como “armas” as redes zumbi, ou botnets, formadas por dispositivos IoT, como, por exemplo, câmeras de vigilância.

“Embora o primeiro grande ataque utilizando dispositivos IoT tenha sido identificado em 2013, em 2016 assistimos à sua disseminação, devido principalmente a dois fatores: em primeiro lugar, a utilização cada vez mais ampla desses dispositivos por empresas em residências; depois, por características inerentes a esses aparelhos que facilitam seu ‘recrutamento’ para as redes zumbi”, acrescentou.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/ataques-ddos-crescem-na-internet-das-coisas-e-culpa-pode-ser-dos-proprios-fabricantes/,https://imasters.com.br/noticia/google-oferece-protecao-gratuita-contra-ddos-para-sites-de-noticias-independentes/]

A complexidade dos ataques também vem aumentando, com a utilização simultânea de diversos vetores para atacar diferentes pontos da infraestrutura da organização visada, o que torna mais difícil a defesa contra eles. A Arbor Networks é uma das patrocinadoras do LACNIC 27, organizado pelo Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe (LACNIC), em conjunto com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e com o CGI.br (Comitê Gestor de Internet no Brasil). O evento reúne, esta semana, a comunidade latino-americana de Internet. Baixe o resumo do 12º Relatório WISR aqui.