Brainwave: Microsoft anuncia projeto de IA em tempo real

PorRedação iMasters em

A Microsoft anunciou recentemente o preview do Projeto Brainwave, uma arquitetura de hardware projetada para acelerar os cálculos de Inteligência Artificial (IA) em tempo real. O anúncio foi realizado durante a conferência de desenvolvedores Microsoft Build, em Seattle. O preview funcionará em conjunto com o serviço de nuvem Azure Machine Learning, que também será beneficiado pelo Brainwave, segundo a Microsoft.

A prévia permite que os clientes façam um reconhecimento de imagens para aplicativos em uma velocidade muito maior e realizem cálculos baseados em inteligência artificial em tempo real, sem a necessidade de agrupamentos menores de cálculos individuais.

Exemplo de um hardware usado no Projeto Brainwave (Foto: Scott Eklund/Red Box Pictures)

A arquitetura do Projeto Brainwave é implantada em um chip de computador FPGA (Field Programmable Gate Array), da Intel, para fazer cálculos de IA em tempo real, mantendo um custo competitivo, menor latência ou atraso do setor.

O diretor técnico da plataforma de computação em nuvem Azure, Mark Russinovich, disse que esse é o começo de uma distribuição dos FPGAs para os clientes.

“Acho que esse é o primeiro passo para tornar os FPGAs mais uma plataforma de propósito geral para os clientes”.

Vale lembrar que o preview funciona na biblioteca de código aberto TensorFlow – muito usado para cálculos de IA em redes neurais profundas. A gigante norte-americana está trabalhando para oferecer suporte ao Microsoft Cognitive Toolkit, sua plataforma voltada para deep learning.

A Microsoft está trabalhando em conjunto com a Jabil para encontrar mais possibilidades de uso do Projeto Brainwave e descobrir possíveis defeitos e bugs na plataforma. Ryan Litvak, gerente de TI da Jabil comentou as vantagens que o projeto pode trazer para clientes de manufatura.

“É altamente competitivo, então, qualquer coisa que você possa fazer para obter uma vantagem para o cliente vai proporcionar melhorias incrementais”, afirmou Litvak.

O projeto Brainwave foi idealizado cerca de cinco anos atrás, por Doug Burger, engenheiro da Microsoft. O objetivo era usar FPGAs para um processamento computacional mais eficiente, porém, com a revolução da Inteligência Artificial, o projeto inicial sofreu algumas alterações e a ideia foi adaptada para trabalhar com a demanda de processamento de dados em larga escala para que sistemas de IA realizem ações.

Deixe um comentário! 0

leia mais
Este projeto é oferecido pelas empresas:
Este projeto é mantido pelas empresas:
Este projeto é apoiado pelas empresas: