Carreira Dev

19 jan, 2016

Robôs podem substituir 5 milhões de empregos até 2022

Publicidade

De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, 5 milhões de empregos podem ser substituídos por mão de obra robotizada até 2020. O maior desenvolvimento deve ocorrer nas áreas de inteligência artificial, robótica, nanotecnologia e impressão 3D, o que tornará desnecessários alguns empregos relacionados a esses setores.

Para chegar a esses números, a entidade pesquisou 15 países que empregam 1.9 bilhão de trabalhadores, incluindo China, França, Alemanha, Japão, México, Reino Unido e EUA. Isso corresponde a 65% do mercado de trabalho mundial.

Leia mais:

Entretanto, a evolução tecnológica não terá como resultado apenas a perda de empregos. Especialistas acreditam que a transformação da indústria vai criar 2 milhões de novas posições no mesmo período, nas áreas de computação, engenharia, arquitetura e matemática. E essas vagas costumam ter bons salários.

“Para evitar o pior cenário – a mudança tecnológica acompanhada por escassez de talentos, desemprego em massa e desigualdade crescente – a requalificação e a melhoria das competências dos trabalhadores de hoje serão fundamentais”, afirmaram Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, e Richard Samans, membro do conselho.

O relatório completo está disponível aqui.