Back-End

23 mar, 2016

Atualização da linguagem Swift traz suporte para Linux

Publicidade

Quase dois anos após o seu lançamento e quatro meses desde que se tornou open source, a Swift 2.2 foi lançada ontem pela Apple. A atualização é uma das mais importantes, pois traz suporte para Linux. Oficialmente, a Swift roda no Ubuntu 14.04 e no Ubuntu 15.10, mas não vai demorar muito até que ela chegue, de forma não oficial, a outras distros, como Arch e Manjaro por meio do Arch User Repository (ou AUR).

De acordo com as notas de lançamento, “a Swift 2.2 inclui suporte para Swift em Linux. A porta Linux ainda é relativamente nova e esta versão não inclui as Swift Core Libraries (que aparecerão no Swift 3). A porta, no entanto, inclui LLDB e REPL”.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/linguagem-swift-ainda-e-pouco-utilizada-pela-apple-internamente/,https://imasters.com.br/noticia/swift-ganha-ferramentas-de-desempenho-e-catalogo-de-pacotes-na-ibm/]

Essa atualização é a primeira que a Swift recebeu desde que se tornou open source, em 3 de dezembro de 2015. Segundo a Apple, 212 colaboradores da Apple ajudaram nesse processo. As contribuições foram desde correções de bugs simples até melhorias e alterações da linguagem central e da Swift Standard Library.

A versão 2.2 está disponível como parte do lançamento do Xcode IDE 7.3 da Apple para desenvolvedores.

O Swift Package Manager – um utilitário para gerenciar a distribuição de código Swift – ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e, portanto, não está incluído nesta versão.

Com informações de Neowin