Banco de Dados

9 abr, 2012

Apache CouchDB 1.2 aumenta velocidade e comprime mais

Publicidade

Os desenvolvedores do Apache CouchDB anunciaram melhorias em desempenho e em segurança na versão 1.2 do banco de dados NoSQL. A atualização também traz uma nova implementação de replicação e o padrão para habilitar compressão de arquivos para o banco de dados e para os arquivos do index view.

Além disso, a nova versão foi lançada junto com uma reforçada presença do banco de dados na Apache Software Foundation.

O CouchDB faz muito uso do format de dados JSON e, na 1.2, os desenvolvedores moveram  partes críticas do parser do JSON para o Com (usando a biblioteca yail), que, segundo eles, melhorou a latência e a taxa de transferência do sistema. Bancos de dados e índices para views agora são passados através do sistema de compressão Snappy, do Google, reduzindo a quantidade de dados transferida para e a partir do disco; essa redução em I/O também melhorou o desempenho do banco de dados e permitiu vários aprimoramentos em algoritmos, o que resultou na melhoria de operações comuns, como a construção de views.

A segurança também foi modificada no Apache CouchDB 1.2, o que levou a algumas rupturas de compatibilidade com versões anteriores. Agora, o banco de dados dos usuários não está legível para todos e, ao acessar os dados no replicador do banco de dados, irá retornar documentos retirados de informações confidenciais, como senhas e tokens OAuth. O CouchDB agora gerencia, de forma consistente, o hashing de senhas antes de seu armazenamento, em vez de confiar nos aplicativos do cliente para isso. Além disso, segredos do OAuth dentro do banco de dados e cookies de autenticação persistente também são suportados pelo CouchDB.

Outras mudanças incluem um novo sistema replicador, que, segundo os desenvolvedores, é mais confiável e rápido que o anterior; maior abrangência de opções de configuração para permitir melhor tuning para ambientes particulares; e melhorias no sistema de building e de logging, além de várias correções de bugs.

Detalhes estão disponíveis aqui. O Apache CouchDB 1.2 pode ser baixado neste link, e uma versão para Mac OS X chegará em breve.

Com informações de The H