Mobile

2 fev, 2015

26% das transações online são realizadas via dispositivos móveis

Publicidade

Pela primeira vez, o Índice Global de Pagamentos Móveis colocou o mobile como responsável por mais de um quarto do total das transações online no mundo. O relatório, produzido pela Adyen e publicado a cada trimestre desde julho de 2013, mostrou que 25,8% dos pagamentos na web foram realizados via dispositivos móveis durante o último trimestre do ano passado.

mobile

Em relação ao terceiro trimestre de 2014, foi observado um crescimento de 11% na participação do mobile, e 37% maior que o mesmo período em 2013 (18,8%).

Impulsionado pelas festas de fim de ano, dezembro foi responsável pelo maior índice de pagamentos, com 26,6%. Novembro, mês de Black Friday e Cyber Monday, também foi importante para as transações móveis, que tiveram participação de 26,1%.

O iPad foi o gadget preferido dos consumidores para concluir compras, com 34% sobre o total de vendas em dispositivos móveis. Na segunda posição ficou o iPhone, com 32,3%, seguido pelos aparelhos com sistema Android, com 25,3%. No último trimestre de 2013, o cenário era bastante diferente: 40% das transações móveis foram realizadas no iPad, 32% no iPhone e apenas 20% no Android.

A pesquisa acompanha a ascensão do papel dos smartphones nas compras. Trimestre após trimestre, os dispositivos vêm conquistando o espaço dos tablets. No último trimestre, 58% das transações foram realizadas pelos celulares, contra 42% nos tablets. Em 2013, foram registradas 53% em smartphones e 47% nos tablets. Entretanto, o volume de transações nos tablets continua crescendo no geral, com 10,8%, contra 10% no terceiro trimestre de 2014.

Os smartphones foram responsáveis por cerca de 20% de todas as transações online na compra de bens digitais, enquanto os tablets representaram somente 7%. Ocorre um movimento contrário com bens físicos, em que os smartphones respondem por menos de 10% das compras de varejo, e tablets despontam com 19%.

Com informações de Proxxima