Carreira Dev

24 jan, 2008

2008 começa com deflação na internet de 0,74%, aponta índice E-FLATION, do PROVAR/FIA

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Período tradicional de grandes liquidações e de férias, o índice e-Flation do mês de janeiro apresenta deflação de 0,74%. Com o objetivo de monitorar a precificação de produtos adquiridos on line, o E-flation foi desenvolvido pelo PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a CANAL VAREJO – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços. O e-Flation acumulado dos últimos 12 meses registrou deflação de 13,07%.

A principal queda do período foi verificada na categoria “CD”s e DVD”s”, com deflação de 5,78%, seguida por “Produtos para Casa” que registrou 3,92%.

Foi constatada, também, deflação nas cestas de “Eletroeletrônicos” com 2,92%; “Livros”, 2,01%; de 1,84% em “Telefonia”; “Viagem e Turismo” com 1,12% e no item “Automóveis” de 1,60%.

Nas demais categorias foi apurada inflação com índice de 4,66% em “Perfumaria”, de 1,60% em “Linha Branca”, de 1,05% em “Informática” e de 0,69% em “Brinquedos”.

Segundo o professor Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do PROVAR/FIA, ” a deflação constatada no período está relacionada ao comportamento sazonal das vendas no varejo”. Afirma.

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de “campeões de vendas”. A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.