Mobile

7 fev, 2017

Engajando usuários durante eventos importantes: como o The Guardian usou notificações inovadoras

Publicidade

Artigo de Tamzin Taylor, publicado originalmente pelo Android Security Team. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

Os principais eventos esportivos, culturais e políticos representam uma oportunidade para reengajar os usuários se você encontrar uma maneira relevante e única de lhes servir informação. Por exemplo, o The Guardian conseguiu aumentar substancialmente o envolvimento do usuário com seu aplicativo para celular durante a recente eleição nos Estados Unidos, usando a nova funcionalidade de notificações no Android 7.0 Nougat. Enquanto as notificações em si não são nada de novidade, o The Guardian usou técnicas inovadoras e elementos de design para dar aos seus usuários uma atualização rica e em tempo real sobre os resultados das eleições enquanto eles aconteceram.

Como o The Guardian inovou com notificações

Os usuários que optaram, receberam uma única e contínua notificação de atualização, que era persistente em sua tela de bloqueio enquanto os resultados chegavam na noite de eleição. A notificação usou avatares dos candidatos e uma barra de progresso para trazer a informação à vida.

A notificação mostrou os números mais atualizados dos votos e os Estados chamados, uma indicação do balanço dos Estados e a divisão do voto entre os dois candidatos líderes.

“Ter a capacidade de ter uma notificação de atualização constante na tela, nos permitiu manter nossos usuários envolvidos durante a noite de eleição”. – Rob Phillips, do The Guardian

Outro recurso importante foi a capacidade de notificar os usuários das principais atualizações com um link para informações detalhadas e análise. Para fazer isso, o The Guardian permitiu que as equipes de redação enviassem notificações de grandes eventos, como quando a marca 270 votos foi ultrapassada.

“Nossa sala de imprensa pôde informar nossos leitores em tempo real quando houve um marco importante e pudemos entregar 101 notificações exclusivas durante o decorrer da noite. As opções claras de menu atuaram como principais impulsionadores do nosso jornalismo, à medida que a notícia se desenrolava e significava que poderíamos ter nossos leitores conectados com nosso conteúdo quando eles eram mais receptivos “. – Rob Phillips, The Guardian

Resultados e próximos passos

Os resultados do envolvimento foram impressionantes:

  • 170K pessoas se inscreveram para ver o alerta, com 122K usuários interagindo com o alerta
  • O número médio de interações foi de cerca de 620K, ou 5,1 por usuário
  • 74% dos usuários que viram a notificação acessaram o principal blog ao vivo
  • 25% dos usuários que viram a notificação acessaram nosso conteúdo completo de resultados

Finalmente, talvez a estatística mais impressionante, é que a promoção de atualizações ao vivo (através da notificação) resultou em aumento de 103% nas instalações diárias durante a semana eleitoral.

“Ao fornecer aos nossos usuários a capacidade de verificar informações de forma rápida e fácil, de destacar momentos importantes e direcionar as pessoas para onde pudessem encontrar mais informações, podemos oferecer valor aos nossos leitores, ajudando-os a entender os eventos onde quer que estejam, rápida e sucintamente. No fim de tudo, é para isso que estamos aqui enquanto uma empresa de notícias e estamos muito satisfeitos que a nova funcionalidade do Nougat nos permita fazer isso ” – Rob Phillips, The Guardian

Na esteira do sucesso de usar recursos do Android N para notificações ao vivo, o The Guardian planeja testar a mesma abordagem com conteúdo esportivo e explorar como ele poderia ser aplicado mais extensivamente a outros eventos importantes como o Oscar e o Super Bowl.

 

***

Este artigo é do Android Security Team. Ele foi escrito por Tamzin Taylor. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2017/01/engaging-users-during-major-events-how.html