Android

8 jan, 2018

Dando as boas-vindas para Android 8.1 Oreo e Android Oreo (Go Edition)

Publicidade

Artigo de Dave Burke, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

No Google para a Índia, anunciamos o mais recente lançamento do Android 8.1 Oreo. Android 8.1 Oreo é outro passo emocionante para dar vida à nossa visão de uma primeira plataforma móvel de IA, para todos, em todos os lugares.

O Android 8.1 apresenta suporte para a nossa nova experiência de software Android Oreo (Go edition) para dispositivos de nível de entrada. O Android Oreo (Go Edition) traz o melhor do Android para o mercado em rápido crescimento para dispositivos de baixa memória em todo o mundo, incluindo seus aplicativos e jogos.

O Android 8.1 também apresenta a API Neural Networks/API de Redes Neurais, um tempo de execução de aprendizagem de máquina acelerado por hardware para suportar capacidades ML em seus aplicativos. Em dispositivos suportados, a API de Redes Neurais permite uma inferência rápida e eficiente para uma variedade de casos de uso chave, começando pela classificação de objetos com base em visão.

Você pode começar com Android 8.1 Oreo (API nível 27) hoje. Estamos enviando fontes para Android Open Source Project/Projeto de Código Aberto do Android agora e lançando a atualização para dispositivos Pixel e Nexus suportados na semana que vem. Também estamos trabalhando com nossos parceiros de fabricantes de dispositivos para levar o Android 8.1 a mais dispositivos, incluindo dispositivos Android Oreo (Go edition), nos próximos meses.

Android Oreo (Go edition)

Conforme anunciado no Google I/O 2017, o projeto “Android Go” é a nossa iniciativa de otimizar a experiência do Android para que bilhões de pessoas estejam online em todo o mundo. Começando com o Android 8.1, estamos fazendo do Android uma ótima plataforma para dispositivos de nível de entrada na configuração Android Oreo (Go edition):

  • Otimizações de memória: Maior uso de memória em toda a plataforma para garantir que os aplicativos possam ser executados com eficiência em dispositivos com 1GB ou menos RAM.
  • Opções de direcionamento flexíveis: Novas constantes de recursos de hardware para permitir direcionar a distribuição de seus aplicativos para dispositivos normais ou de RAM baixa através do Google Play.
  • Aplicativos Google otimizados: Versões reconstruídas e otimizadas de aplicativos do Google, usando menos memória, espaço de armazenamento e dados móveis.
  • Google Play: Enquanto todos os aplicativos estarão disponíveis nos dispositivos Android Oreo (Go Edition), o Google Play dará visibilidade a aplicativos especificamente otimizados por desenvolvedores para fornecer uma ótima experiência para bilhões de pessoas com as diretrizes de “construindo para bilhões”.

Atualizamos as diretrizes de “construindo para bilhões” com orientação adicional sobre como otimizar seu aplicativo para dispositivos Android Oreo (Go edition). Para a maioria dos desenvolvedores, otimizar seu APK existente ou usar o recurso APK Múltiplo do Google Play para direcionar uma versão do seu APK para dispositivos de baixa RAM é a melhor maneira de se preparar para os dispositivos Android Oreo (Go edition). Lembre-se de que tornar seu aplicativo mais leve e mais eficiente beneficia toda a sua audiência, independentemente do dispositivo.

API de Redes Neurais

A API de Redes Neurais fornece computação e inferência aceleradas para frameworks de aprendizagem de máquina no dispositivo como TensorFlow Lite – biblioteca ML multi-plataforma da Google para celular -, além de Caffe2 e outros. O TensorFlow Lite está agora disponível para desenvolvedores, então visite o repositório de código aberto TensorFlow Lite para downloads e documentos. TensorFlow Lite funciona com a API de Redes Neurais para executar modelos como MobileNets, Inception v3 e Smart Reply de forma eficiente em seu dispositivo móvel.

Melhoramentos de preenchimento automático e mais

O Android 8.1 inclui novos recursos e APIs de desenvolvedor selecionados (API de nível 27), juntamente com as últimas otimizações, correções de erros e patches de segurança. Estenda seu aplicativo com aprimoramentos de Autofill/preenchimento automático, uma API SharedMemory e muito mais. Você também pode adicionar os recursos estabelecidos do Android Oreo, veja o site do Android Oreo para obter detalhes.

Teste seus aplicativos no Android 8.1

Se ainda não o fez, use alguns minutos para testar seus aplicativos e certifique-se de que eles oferecem a experiência que deseja para os usuários atualizando para o Android 8.1 Oreo.

Basta instalar seu aplicativo atual do Google Play em um dispositivo ou emulador executando o Android Oreo e testar os fluxos de usuários. O aplicativo deve ser executado e aparentar ótimo, e lidar com as mudanças de comportamento do Android Oreo corretamente. Em particular, preste atenção aos limites de localização de pano de fundo, canais de notificação e mudanças em redes, segurança e identificadores.

Acelere seu desenvolvimento com Android Studio

Para construir com o Android 8.1, recomendamos atualizar o Android Studio 3.0, que agora está disponível no canal estável. No topo das novas ferramentas de perfis de desempenho de aplicativos, suporte para a linguagem de programação Kotlin e otimização de compilação do Gradle, o Android Studio 3.0 torna mais fácil o desenvolvimento de recursos do Android Oreo, como Instant Apps, fontes XML, fontes para download e ícones adaptativos.

Com a plataforma final, estamos atualizando o SDK e criamos ferramentas no Android Studio, bem como as imagens do sistema de emuladores da API de nível 27. Recomendamos atualizar para o Biblioteca de Suporte do Android 27.0.2, que está disponível no repositório Maven do Google. Veja as observações da versão para obter detalhes sobre o que há de novo.

Como sempre, fornecemos imagens de fábrica e OTA para download na página Nexus Images para ajudá-lo a fazer os testes finais em seus dispositivos Pixel e Nexus.

Publique suas atualizações no Google Play

Quando estiver pronto, você pode publicar suas atualizações APK direcionadas para API de nível 27 em seus canais alfa, beta ou de produção. Certifique-se de que o seu aplicativo atualizado seja bem executado no Android Oreo, bem como versões mais antigas.

Recomendamos o uso de testes beta para obter feedback antecipado de um pequeno grupo de usuários e um relatório pré-lançamento para ajudá-lo a identificar quaisquer problemas e, em seguida, fazer uma implantação em etapas. Dirija-se ao site do Desenvolvedor do Android para encontrar mais informações sobre as melhores práticas de lançamento. Estamos ansiosos para ver as atualizações do seu aplicativo!

O que vem a seguir para o Android Oreo?

Em breve fecharemos o rastreador de problemas do Pré-Visualizador do Desenvolvedor, mas por favor, continue a receber os comentários! Se você ainda vir um problema que você arquivou no rastreador de visualização, basta arquivar um novo problema contra o Android 8.1 no rastreador de problemas do AOSP. Você também pode continuar a nos enviar comentários ou fazer perguntas na comunidade de desenvolvedores.

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Dave Burke. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2017/12/welcoming-android-81-oreo-and-android.html