Android

4 set, 2017

Android Dev Conference 2017 – Cobertura Trilha Kaizen

Publicidade

Nas últimas semanas venho postando alguns artigos sobre Visual Studio Code e Mavo, mas hoje vou dar uma pausa nestes temas para falar da última edição do Android DevConference, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro.

O Android DevConference foi realizado pelo iMasters, em São Paulo, e contou com a presença de mais de 1.200 desenvolvedores de alto nível.

Durante o evento, pude participar realizando a cobertura completa da trilha Kaizen, onde passaram pelo palco profissionais das mais variadas áreas, mas todos especialistas em desenvolvimento Android.

Primeiro round – palestras da manhã

A trilha foi aberta pelo Mauro Tardivo Filho, que mostrou de forma prática a automação de testes na Cloud. Foi uma palestra bem interessante onde os presentes no auditório tiveram a chance de aprender como automatizar seus testes utilizando ferramentas na nuvem.

Em seguida, subiram ao palco Eduardo Carrara e Elias Nogueira, que demonstraram como realizar testes ponta a ponta. Eles aproveitaram para falar de todos os problemas que já enfrentaram e como resolveram através de ferramentas que utilizam no dia a dia.

Depois, foi a vez de Christiane Morais Silva falar sobre toda a sua experiência em Custom Views e demonstrar no palco todos os componentes de interface gráfica no Android que ela considerava importante, além de dar algumas dicas bem valiosas para os desenvolvedores presentes.

Antes da parada para o almoço, foi a vez de Nelson Vasconcelos falar da importância do primeiro uso da APP pelo usuário. É neste primeiro contato que o aplicativo poderá ser um sucesso ou simplesmente mais um no grande oceano de APPs da Play Store.

Segundo round – palestras da tarde

No período da tarde, o primeiro a palestrar foi o Rafael de Araújo, que falou como ligar com permissões utilizando pouco código e da forma mais eficiente possível.

Amelia Pessoa subiu ao palco para falar de NoSQL com Android e como o novo paradigma de armazenando de dados está mudando a forma como os desenvolvedores estão criando seus aplicativos. Ela falou se sua experiência trabalhando com NoSQL e levantou todos os prós e contras, além de dos diferenciais entre os tipos mais comuns de NoSQL.

A terceira palestrante da tarde foi a Paula Coroline, que mostrou como o próprio desenvolvedor pode ser o responsável por uma APP ruim. Ela tocou em assuntos polêmicos sem medo e falou da importância em pensar na performance e no uso correto da memória dos dispositivos.

Depois da Paula, foi a vez do Felipe Rodrigues falar um pouco de Kotlin e suas Delegations. Ele palestrou sobre como extrair todos o potencial desta feature que faz parte da linguagem por padrão.

O último a subir no palco para encerrar a conferência foi o Glauber Rocha, conhecido autor de livros, que falou sobre ConstraintLayout e como ele acabou se tornando o padrão para gerenciar layouts do Android. Ele demonstrou de forma prática as principais técnicas que utiliza no desenvolvimento de seus próprios aplicativos.

Até mais, obrigado pelos peixes e até 2018!

E foi isso, um dia repleto de conteúdo de primeira e muita gente boa falando de suas experiência na área de desenvolvimento Android. Já estamos pensando na conferência de 2018 e esperamos que possa ir para beber na fonte todo este conhecimento.

Não esqueça de deixar seus comentários!