Android

14 jun, 2018

Android P Beta 2 e APIs finais!

Publicidade

Artigo de Dave Burke, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Há algumas semanas, na Google I/O, lançamos a primeira versão beta do Android P, colocando a IA no centro do sistema operacional e focando em experiências inteligentes e simples.

Conversamos sobre alguns dos recursos mais recentes do Android nas palestras e aprofundamos as APIs de desenvolvedor durante as exibições. Se você perdeu a transmissão ao vivo, confira a lista de reprodução completa de palestras sobre Android.

No dia 06 de junho, lançamos o Android P Beta 2, uma atualização que inclui as APIs Android P finais, as imagens mais recentes do sistema e as ferramentas de desenvolvedor atualizadas para ajudar você a se preparar para a versão de consumidor, que será lançada no final do verão (hemisfério norte).

Você pode obter o Android P Beta 2 em dispositivos Pixel inscrevendo-se aqui. Se você já está inscrito e recebeu o Android P Beta 1 no seu dispositivo Pixel, receberá automaticamente a atualização para a versão Beta 2. Os parceiros que participam do programa Android P Beta atualizarão seus dispositivos nas próximas semanas.

Melhore seu aplicativo com recursos e APIs do Android P

O Android P Beta 2 é a atualização mais recente da nossa próxima plataforma Android P e inclui as APIs finais (API nível 28) e o SDK oficial. Você pode começar a construir com os recursos e APIs do Android P hoje mesmo. Aqui estão alguns que queremos que você experimente – vá até a visão geral dos recursos para saber mais.

Machine learning no núcleo

Fizemos uma parceria com a DeepMind em um recurso que chamamos de Adaptive Battery, que usa machine learning para priorizar os recursos do sistema para os aplicativos com que o usuário mais se importa. Se seu app for otimizado para Doze, App Standby e Background Limits, o Adaptive Battery deve funcionar bem para você imediatamente. Certifique-se de verificar os detalhes na documentação para ver como ele funciona e onde os impactos podem estar, e testar seus aplicativos para garantir que estejam prontos.

App Actions são uma nova maneira de ajudar você a aumentar a visibilidade do seu aplicativo e a impulsionar o engajamento. Actions aproveitam o machine learning no Android para exibir seu aplicativo para o usuário no momento certo, com base nas intenções semânticas do app e no contexto do usuário. Actions funcionam no Android P e nas versões anteriores da plataforma, e elas estarão disponíveis em breve para você começar a usar. Inscreva-se aqui para ser notificado quando as Actions estiverem disponíveis.

Slices são uma nova maneira de exibir conteúdo sofisticado em sites como o Google Search e o Assistant. Eles são interativos e, através do Android Jetpack, são compatíveis até o KitKat. Confira o guia Getting Started para aprender a criar com Slices – você pode usar a ferramenta SliceViewer para ver como seus Slices se parecem. Com o tempo, planejamos expandir o número de lugares em que seus Slices podem aparecer, incluindo exibição remota em outros aplicativos.

Simplicidade

 

O Android P adiciona suporte de plataforma para telas com recortes de exibição, e adicionamos novas APIs para permitir que você ofereça uma experiência rica e de ponta a ponta nas telas mais recentes. O suporte para recortes funciona perfeitamente para aplicativos, com o sistema gerenciando a altura da barra de status para separar seu conteúdo do recorte. Se você tiver conteúdo imersivo, poderá usar as APIs de recorte de exibição para verificar a posição e o formato do recorte e solicitar um layout de tela inteira ao redor dele.

Todos os desenvolvedores devem verificar os documentos para saber como gerenciar a área de recorte e evitar problemas comuns de compatibilidade que possam afetar os apps. Certifique-se de testar seu aplicativo em um dispositivo que tenha um recorte de exibição, como um dos dispositivos Android P Beta.

Apps com conteúdo imersivo podem exibir conteúdo em tela cheia em dispositivos com um recorte de exibição.

Se o seu app usa notificações de mensagens, aproveite as alterações no MessagingStyle que tornam as notificações ainda mais úteis e acionáveis. Agora você pode mostrar conversas, anexar fotos e adesivos e até sugerir respostas inteligentes. Em breve você poderá usar o ML Kit para gerar sugestões inteligentes de resposta para seu aplicativo.

Notificações MessagingStyle com conversas e respostas inteligentes [esquerda], imagens e adesivos [direita].

Segurança

Com uma variedade de sensores biométricos em uso para autenticação, tornamos a experiência mais consistente entre tipos de sensores e aplicativos. O Android P introduz um diálogo gerenciado pelo sistema para solicitar ao usuário qualquer tipo de autenticação biométrica com suporte.

Os aplicativos não precisam mais criar seu próprio diálogo – em vez disso, usam a API BiometricPrompt para mostrar a caixa de diálogo padrão do sistema. Além da impressão digital (incluindo sensores em exibição), a API suporta a autenticação Face e Iris.

Se o seu app estiver desenhando seus próprios diálogos de autenticação de impressão digital, você deverá alternar para o uso da API BiometricPrompt o mais rápido possível.

Mais

Se o seu aplicativo usa a câmera do dispositivo, experimente as novas APIs multicâmera que permitem que você acesse fluxos simultaneamente de duas ou mais câmeras físicas. Em dispositivos com câmeras duplas, você pode criar recursos inovadores que não são possíveis com uma única câmera, como: zoom contínuo, bokeh e visão estérea. Você pode começar hoje mesmo usando qualquer um dos dispositivos Android P Beta que oferecem uma câmera dupla.

Os aplicativos de áudio podem usar a API Dynamics Processing para acessar um efeito de processamento de várias fases e várias bandas dinâmicas para modificar o áudio que sai dos dispositivos Android e otimizá-lo de acordo com as preferências do ouvinte ou com as condições do ambiente.

Dê uma olhada na visão geral dos recursos do Android P para obter uma lista completa dos novos recursos e APIs.

Comece com alguns passos simples

Primeiramente, torne seu app compatível e ofereça aos seus usuários uma transição perfeita para o Android P. Basta instalar seu aplicativo atual no Google Play em um dispositivo Android P Beta ou emulador, e teste – o app deve rodar e ter ótima aparência, lidar com a mudança de comportamento do Android P para todos os aplicativos corretamente. Depois de fazer as atualizações necessárias, recomendamos que você publique no Google Play sem alterar a segmentação de plataforma do aplicativo.

Se você não tiver um dispositivo suportado, lembre-se de que pode configurar um Android Virtual Device no Android Emulator como seu ambiente de teste. Se você ainda não experimentou o emulador recentemente, verá que ele é incrivelmente rápido, inicializa em menos de seis segundos e ainda permite a criação de telas de última geração, como telas longas e telas com recorte de exibição.

Em seguida, atualize o targetSdkVersion do seu app para 28 o mais rápido possível, para que os usuários do Android P possam se beneficiar dos mais recentes recursos de segurança, desempenho e estabilidade da plataforma. Se seu aplicativo já estiver segmentando a API 26+ de acordo com as políticas futuras do Google Play, a alteração para o alvo 28 deve ser um pequeno salto.

Também é importante testar seus aplicativos para usos de interfaces não SDK e reduzir sua dependência deles. Como observado anteriormente, no Android P, estamos iniciando um processo gradual para restringir o acesso a interfaces não SDK selecionadas.

Observe os avisos do logcat que destacam os usos diretos de interfaces não SDK restritas e experimente o novo método StrictMode detectNonSdkApiUsage() para capturar acessos programaticamente. Quando possível, você deve passar a usar equivalentes públicos do Android SDK ou NDK. Se não houver uma API pública que atenda ao seu caso de uso, informe-nos.

Quando você estiver pronto, mergulhe no Android P e conheça os novos recursos e APIs para estender seus apps. Para criar com as novas APIs, basta fazer o download do API 28 SDK oficial e das ferramentas no Android Studio 3.1 ou usar a versão mais recente do Android Studio 3.2. Em seguida, atualize o compileSdkVersion e o targetSdkVersion do seu projeto para a API 28.

Visite o site Developer Preview para obter detalhes e a documentação. Confira também este vídeo e a lista de reprodução da Google I/O Android para saber mais sobre o que há de novo no Android P para desenvolvedores.

Publique nos canais alfa, beta ou de produção do Google Play

Você já pode publicar as atualizações do APK compiladas ou segmentadas opcionalmente da API 28. Publicar uma atualização no Google Play durante o preview permite enviar atualizações aos usuários para testar a compatibilidade em dispositivos existentes, incluindo dispositivos que rodam o Android P Beta 2.

Para garantir que seu aplicativo atualizado funcione bem no Android P e em versões mais antigas, uma estratégia comum é usar o recurso de testes beta do Google Play para obter feedback inicial de um pequeno grupo de usuários, incluindo aqueles do Android P Beta 2 – então faça um lançamento gradual para a produção.

Como obter o Android P Beta 2

Para dispositivos Pixel, você pode inscrever seu dispositivo no programa Android Beta e receber automaticamente a atualização para o Android P Beta 2 over-the-air. Se você já está inscrito e recebeu o Beta 1, aguarde a atualização que está chegando. Os parceiros que participam do programa Android P Beta atualizarão seus dispositivos nas próximas semanas.

Você pode ver a lista completa de parceiros suportados e dispositivos Pixel em android.com/beta. Para cada dispositivo, você encontrará especificações e links para o site dedicado do fabricante para downloads, suporte e para relatar problemas.

Obrigado por todos os comentários até agora. Por favor, continue a compartilhar feedback ou pedidos enquanto trabalhamos para a versão do consumidor no final deste verão (hemisfério norte).

Sinta-se à vontade para usar nossas listas de conteúdo para problemas de plataforma, problemas de compatibilidade de aplicativos e problemas de SDK de terceiros.

Estamos ansiosos para ver seus aplicativos no Android P!

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Dave Burke. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2018/06/android-p-beta-2-and-final-apis.html