Marketing Digital

28 nov, 2013

Facebook Ads: como usar o Graph Search para conhecer seu público-alvo

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Sabe aquela frase: “A propaganda é a alma do negócio”? Sempre acreditei muito nela, mas com o crescimento dos recursos e possibilidades da mídia paga nas redes sociais, acredito mais na frase: “A segmentação é a alma do negócio”.

Acredito nisso mais do que nunca ao trabalhar com Facebook Marketing e Marketing Digital. Temos cada vez mais possibilidades de conversar com nichos de mercado e ser mais relevante divulgando mensagens precisas para nosso público. A partir da segmentação, temos duas grandes vantagens:

  • Ser mais relevante: entregar mensagens mais precisas e de acordo com os interesses de grupos específicos;
  • Pagar menos: ao segmentar sua publicidade, ela pode ser mais assertiva, você gasta menos e gera mais retorno.

Enfim, essas são apenas duas vantagens visíveis de segmentar. Acredito que a segmentação seja tão importante para os pequenos e médios negócios que dedico três aulas no Curso Facebook Ads só para abordar as possibilidades de segmentação de anúncios no Facebook.

Como o Graph Search pode ajudar a conhecer seu público

Na aula 5 do Curso Facebook Ads trago várias formas de encontrar seu público-alvo e, uma das que as pessoas mais se surpreendem é quando mostro como o próprio Facebook pode nos ajudar. O Graph Search é a busca social do Facebook, o que podemos simplesmente chamar de busca interna. Você já parou para pensar quanta informação circula dentro do Facebook todos os dias?

Como usar o Graph Search para conhecer seu público?

O Graph Search é uma forma de utilizarmos essa busca do Facebook para conhecermos mais sobre nosso público-alvo. A partir das informações coletadas nele, é possível definir quais páginas ou interesses podemos usar nos “Interesses Precisos” lá na segmentação dos seus anúncios do Faceboook. A grande sacada é saber fazer as perguntas certas para saber quais páginas seu público-alvo pode curtir.

Confira a seguir um passo a passo para ajudá-lo a aproveitar essa informação em suas campanhas.

1. Acesse o Facebook e utilize a barra de busca do Graph Search. Seu Facebook precisa ter o Graph Search habilitado. Se ele estiver habilitado, os ícones de notificações e mensagens aparecerão do lado direito da tela. Se eles estiverem do lado esquerdo, mude seu Facebook para inglês.

Resultados-de-busca-Graph-Search

2. Agora vem a hora de colocar a cabeça (e o Google Translate, se necessário) para trabalhar. Como disse, a grande sacada está em fazer as perguntas certas. Desta forma, pense em termos de pesquisa para usar na busca. Por exemplo, páginas que pessoas que curtiram a minha página também curtiram, páginas que pessoas acima de 25 anos que curtem minha página curtem e as opções são infinitas.

Abaixo separei algumas possíveis questões que podem gerar informações bacanas sugeridas pelo Jon Loomer.

  • Pages liked by people who like: Páginas curtidas por pessoas que curtem…

opcoes-de-segmentacao

  • Pages liked by people who like: páginas curtidas por pessoas que curtem x e y;
  • Pages liked by people over the age of 25 who like: páginas curtidas por pessoas acima dos 25 que curtem;
  • Pages liked by women who like: páginas curtidas por mulheres que curtem…;
  • Favorite interests of women over the age of 25 who live in São Paulo and who like: Interesses de mulheres acima dos 25 que moram em São Paulo e que curtem…;
  • Places in Curitiba, Paraná visited by people who like: Lugares em Curitiba, Paraná visitados por pessoas que curtem…;
  • Restaurants at Rio de Janeiro visited by people who like: Restaurantes no Rio de Janeiro visitados por pessoas que curtem…;
  • Movies liked by people who like: Filmes curtidos por pessoas que curtem…;
  • Games played by people who like: Games jogados por pessoas que curtem…;
  • Favorite music of people who like: Música (ou banda) favorita de pessoas que curtem…;

Além destas opções de busca, você pode usar os filtros do Graph Search e segmentar ainda mais seu público. Na barra lateral há opções de filtros por gênero, cidade e muito mais que podem ser aplicados à sua pesquisa.

Filtros-de-busca-Graph-Search-beneficiam-marcas

O que fazer com essas informações?

Depois de pesquisar os interesses do seu público-alvo, anote as páginas que mais tenham a ver com o segmento que você deseja atingir. Por exemplo, ao utilizar o Graph Descobri que muitas das pessoas que curtem minha página também curtem a página do Geração de Valor, Comunicadores, YouPix, Sebrae e assim por diante.

No momento de criar minha segmentação para minhas campanhas de Facebook Ads, posso direcional os anúncios para empreendedores. Desta forma, posso fazer um anúncio destacando as vantagens de um empreendedor se inscrever em meu curso, na parte da imagem e texto.

Na parte de segmentação, em Interesses Precisos, posso inserir as páginas que identifiquei em minha pesquisa. Confira na imagem a seguir, como ficaria.

interesses-precisos

Repare que o YouPix não entrou na lista. Isso é normal e nem todas as páginas que procuramos aparecem ali. Não há critério claro sobre a razão disso, mas quanto mais fãs essa página tiver, maiores as chances de ser encontrada. Mas sempre há exceções.

Concluindo

A partir dessa busca simples, usando uma ferramenta gratuita do Facebook, podemos conhecer mais os interesses das pessoas que queremos impactar. Sem dúvida, o Graph Search é parada obrigatória em seu planejamento e definição de público-alvo. Como disse lá no início: A segmentação é a alma do negócio, seja para ser mais relevante, seja para otimizar seus investimentos.