Marketing Digital

13 nov, 2015

Planeje melhor sua campanha de marketing de performance

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O marketing de performance tem como foco os objetivos bem definidos. A empresa que investe só pagará pelo que for convertido, o anunciante só paga se conseguir atingir seus resultados e, obviamente, para isso, é importante que todas as ações possam ser mensuráveis, permitindo uma análise estratégica das estatísticas e gerando um plano que vai diminuir os custos e aumentar o ROI (return on investment).

Em marketing de performance, existe sempre um objetivo a ser alçando, seja uma determinada quantidade de cliques, de leads ou de vendas. Mas você sabe realmente como investir melhor sua verba de marketing? Então, veja essas 4 dicas para você começar a se organizar e fazer um bom planejamento!

1 – Conheça seu público e seus objetivos

Antes de começar qualquer campanha, é preciso conhecer melhor seu público, saber quais são seus hábitos de consumo e o comportamento dele ao usar a Internet. Quais os canais de conteúdo utilizados por ele, por onde eles compram, quais as principais redes sociais que utilizam, enfim, é preciso entender onde seu público vai estar para poder ir atrás dele.

Depois de entender o comportamento e o perfil de seu público, defina o seu objetivo. O que você pretende com as campanhas que vai criar? Nesse momento, você precisa saber qual é a sua necessidade – será que é uma estratégia de branding, aumentar sua base de leads ou realizar vendas diretas? Dependendo do seu objetivo, isso vai influenciar diretamente como suas campanhas serão veiculadas, qual será o conteúdo e em quais canais será preciso dar prioridade ao seu investimento!

2 – Tenha bem definido seus indicadores (KPIs)

Os indicadores de performances, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), serão determinantes para a sua análise e consequentemente para o seu planejamento estratégico melhorar cada vez mais e gerar um bom ROI.

Esses indicadores poderão ser definidos de acordo com os objetivos que você planejou alcançar. As taxas de conversões sempre serão avaliadas levando em consideração os resultados que você deseja conseguir com o investimento em suas campanhas.

Se, por exemplo, sua meta é aumentar o número de leads da sua base, seu principal KPI será a quantidade de cadastro feitos com essa campanha. As vendas que esses leads vão gerar já serão KPI de numa nova fase de sua estratégia. Por isso é tão importante definir seus objetivos, pois em cada fase haverá KPIs para mensurar o sucesso de suas ações.

3 – Faça análise constante de suas estatísticas

Depois que você definiu seus objetivos e sabe qual o comportamento do seu cliente, já conseguirá definir quais os principais canais de marketing em que precisará investir e avaliar. Se sua campanha é com base em search, comparadores de preços, retargeting ou em sistemas de afiliados, cada uma delas terá um comportamento diferenciado e precisará de uma análise detalhada diariamente.

Algumas delas precisam de mais tempo para dar resultados e de uma análise com maior precisão, mas não é por isso que você vai deixar de acompanhar o tempo todo seus números. É preciso ficar atento, por exemplo, para que produtos que estejam nas campanhas não apareçam como indisponíveis no site, para que as landpages estejam funcionando bem e que o valor de cada produto possa ser alterado rapidamente quando houver uma promoção ou condição especial.

Essas são apenas algumas das situações que fazem com que a necessidade desse acompanhamento seja importante, pois qualquer mudança nos números pode acusar algum tipo de problema na campanha. O sucesso de suas ações será determinado por essas análises, e o ROI de suas campanhas futuras pode ser determinado pelo aprendizado adquirido no estudo de suas campanhas atuais.

4 – Planejar e otimizar campanhas

Depois de realizar a análise de cada campanha dentro de um determinado período em cada um de seus respectivos canais de marketing, é preciso definir quais campanhas devem se manter no ar, quais devem sofrer pequenas alterações e quais devem ser pausadas ou até mesmo suspensas.

Essa é uma parte que pode dar muito trabalho para otimizar, principalmente se você tiver uma quantidade muito grande de produtos ou com campanhas em diferentes canais. Mas essa otimização é determinante, precisando ser feita com bastante calma e atenção para poder melhorar e gerar um aumento de seu ROI.

No caso de campanhas com produtos em comparadores de preço, por exemplo, é preciso verificar e analisar cada produto dentro de um arquivo XML (o formato que normalmente é enviado para os comparadores de preços). Dessa forma, você vai definir quais produtos devem ser mantidos ou pausados de acordo com o rendimento de cada um. Nessa fase, é aconselhável o uso de uma ferramenta especializada que ajude nessa otimização.