Marketing Digital

15 out, 2014

O call to action perfeito – Parte 03 – Como as cores afetam a conversão?

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Continuando nossa série sobre Call to Action, vamos tratar hoje de um verdadeiro enigma: a cor. É como amor ou arte: é inteiramente subjetiva e baseada puramente em percepção e reações químicas do cérebro.

Mas não encare isso como um problema. A boa notícia é que essa subjetividade lhe dá uma grande liberdade para colorir seu CTA. Cores diferentes possuem associações diferentes. O que causa uma reação em determinada pessoa pode causar uma reação completamente diferente em outra.

A cor do seu CTA precisa atrair a atenção do visitante, mas, se isso fosse tudo, escolher o tom mais berrante ou fluorescente seria o padrão da indústria. A cor deve invocar a emoção correta. Confiança, excitação, diversão – cada sentimento possui uma cor que o representa melhor.

Antes de decidir qual cor adotar em seu CTA, aqui vão algumas considerações que você deve levar em conta:

Aspecto cultural

Para operar no mercado internacional, é essencial que você compreenda os diferentes comportamentos e percepções de cada cultura. É muito comum que empresas apliquem uma estrutura bem sucedida de um mercado em outro, negligenciando grandes diferenças culturais e sociais. A associação feita com cada cor é um dos fatores que variam de acordo com a cultura.

A cor vermelha, por exemplo. No Brasil, fazemos uma associação parecida com a que é feita na América do Norte e na Europa: vermelho simboliza amor, paixão, ou até perigo. Mas na China, por exemplo, o vermelho é a cor do ano novo, significa boa sorte e felicidade. Para nós, brasileiros, o branco é a cor da paz, da pureza. Mas na Itália e em países asiáticos, a cor está ligada a morte e funeral.

Esses simbolismos são parte da cultura de diferentes sociedades há séculos, e devem ser considerados ao escolher a cor do seu CTA. Se for necessário, aplique uma cor diferente para cada território.

Impactando o maior público possível

Estima-se que 4% da população mundial seja daltônica. As duas cores mais confundidas são o vermelho e o verde, as tradicionais cores de “ande e pare”, “sim e não” e “certo e errado”.

Já o azul não é tão frequentemente confundido por daltônicos, e por isso seu uso em hyperlinks. Existem boatos de que Mark Zuckerberg teria selecionado o azul como cor predominante do design do Facebook devido ao seu próprio daltonismo.

Por que considerar isso? É muito mais do que uma questão de ser atencioso com o visitante daltônico que pode acessar seu site. Você deve criar seu CTA de forma que ele impacte o maior público possível.

Então o que é melhor?

Vermelho e amarelo são duas cores que sem dúvida se destacam. Mas, é claro, se fosse tão simples, todos os CTAs de todas as marcas utilizariam essas cores. Vermelho simboliza risco, e amarelo é a cor da atenção, está associado com situações perigosas. Pode ser que essas associações não sejam as melhores para sua marca. O laranja pode ser um meio termo ideal – o impacto do vermelho combinado com a alegria do amarelo. Arrisco dizer que a Amazon, uma das maiores marcas online, levou isso em consideração, utilizando o laranja e cores que contrastam com o laranja em seu design, e em seus call to actions.

É claro que não estou dizendo que seu call to action deve, definitivamente, ser laranja. Seu produto, serviço, público alvo… todos esses fatores devem ser levados em conta. Mais uma vez, chegamos à conclusão de que não existe uma escolha certa ou errada. O importante é que seu CTA se destaque e possua elementos de ligação com a identidade visual da sua marca. Daí para frente, é uma questão de testar e observar qual cor conduz mais conversões.