Back-End

5 mar, 2018

PHP Experience 2018 – Building a dashboard with PHP and Websockets

Publicidade

No primeiro dia do PHP Experience 2018, o grande Freek Van der Herten, partner e desenvolvedor na agência Spatie, foi o primeiro a subir ao palco do evento. Freek começou com uma boa reflexão sobre o que é software open source, desde a sua origem, o seu propósito até os seus frutos hoje em dia. Depois disso, ele apresentou de forma geral como funciona a sua plataforma open source de dashboard, tema da palestra.

Em resumo, a plataforma é:

  1. Uma única página HTML
  2. É mostrada a partir do fullscreen do navegador
  3. Atualiza as informações sem recarregar a página
  4. Cada bloco é atualziado via js
  5. Cara bloco tem sua própria frequencia de atualização

Ao explicar  o funcionamento da plataforma, ele partiu para a parte técnica da palestra, falando um pouco sobre toda a stack tecnológica do projeto e como cada uma delas foi usada. As tecnologias são o Laravel, Pusher e o Vue.js.

Dadas as explicações, Freek partiu para  uma demonstração prática. Sua apresentação foi dividida em quatro tópicos:

  1. Grid System: Neste começo ele explicou como funciona o sistema de posicionamento baseado em colunas e linhas, algo que lembra bastante o próprio excel. Para colocar um elemento na tela, basta passar dentro do componente com o parâmetro position.
  2. The Clock Tile: Aqui ele explicou o funcionamento do bloco de relógio do seu dashboard. Ele utilizou este momento para falar um pouco mais sobre o funcionamento do vue.js e seus componentes.
  3. The Packagist Tile: Esta foi uma continuação das explicações anteiores, mas agora mais focado no funcionamento do Laravel para realizar o fetch dos dados necessários para exibir na tela.

The twitter tile: A última parte da demonstração contou com participação da plateia. Freek acionou um listener para o twitter do @imasters e para cada tweet mencionado, ele era exibido na tela. A galera aproveitou o momento para brincar com frases como: “mãe, estou no iMasters!”.

Para finalizar, Freek mostrou o porte do seu projeto feito para a placa Raspberry Pi.