SouJava – o portal para o futuro da tecnologia Java

PorRedação iMasters em

Desde a década de 90, quando Java nasceu, desenvolvedores de todo mundo foram cativados pela nova forma de desenvolvimento, que facilitava a criação de aplicações para Internet e criou uma verdadeira comoção no mundo do desenvolvimento. Foi graças à própria Internet que os desenvolvedores brasileiros logo tiveram contato com a tecnologia Java. O acesso ao código fonte, disponível desde o início, fez começar uma grande onda de colaboração entre os desenvolvedores da linguagem, criando uma enorme comunidade ao seu redor. Vários grupos de usuários se formaram, entre eles, no Brasil, a Sociedade de Usuários da Tecnologia Java, ou “SouJava”. Criado no final dos anos 90 a partir do trabalho de evangelistas e desenvolvedores Java no Brasil, o SouJava cresceu e se tornou um dos mais ativos e importantes grupos de usuários Java no mundo, tendo como foco participar da evolução da tecnologia, expandir a adoção e principalmente compartilhar intensamente o conhecimento.

Atualmente o grupo possui diversas atividades na comunidade brasileira, como reuniões, presenciais e online, focadas na divulgação técnica da tecnologia Java, com um foco na aplicação em projetos reais. Além das reuniões, que são mensas, gratuitase e abertas a qualquer desenvolvedor interessado, o SouJava também realiza diversos eventos como o JustJava, Café Brasil, Javali, Sou+Java, Maratona 4 Java, e vários outros. Em todos estes eventos os membros do SouJava, junto com palestrantes de todo o País, se esforçam para dividir conhecimentos e auxiliar os desenvolvedores, tornando a comunidade ainda mais forte e unida.

Desde o seu início, o SouJava acompanha as novidades e evoluções da tecnologia. Recentemente, o grupo participou do lançamento do Java 8, o que foi  um grande momento para a comunidade Java. A nova versão traz novidades importantes como suporte a programação funcional com Lambdas, nova biblioteca de data e tempo, e muitas outras funcionalidades importantes. Participar dessa evolução e explorar novos conhecimentos a partir de tecnologias inovadoras é fundamental para minha carreira de desenvolvedor, assim como a de todos os que utulizam a tecnologia. Por isso que projetos como o OpenJDK e as discussões sobre o futuro da plataforma ajudam a revigorar os membros da nossa comunidade. Presenciar a evolução do Java, assim como o aumento de usuários e projetos espalhados pelo mundo, é o que nos motiva no grupo de usuários SouJava a continuar ativos e plenamente concentrados em promover a tecnologia Java em todo o seu conteúdo e detalhes técnicos.

Muito além da tecnologia

Minha história com o SouJava começou em 2012, no evento JustJava, quando conheci o Bruno Souza (JavaMan), na época o presidente do grupo. Por se tratar do presidente, eu esperava um comportamento bastante formal, o que me deixou nervoso só pelo fato de eu não saber como me portar na sua presença. Porém, eu estava redondamente enganado. Mostrando bem o espírito colaborativo e acolhedor do SouJava, além de bastante humilde, Bruno trata a todos de igual para igual, sempre confiando o mesmo nível de responsabilidade a cada um de nós.

Quando me interessei em participar do grupo e comecei a ajudar na organização, fui designado para ajudar nos eventos de São Paulo. Como parte da organização, pude participar ativamente dos evento, assistindo as palestras e aprendendo bastante sobre Java, o que para mim é de extremo valor até os dias de hoje. Quando me tornei oficialmente um membro ativo do SouJava, passei a fazer parte de uma equipe de grandes amigos, que já estavam no SouJava háalgum tempo. O nosso grupo era formado por alunos de escola técnica e  minha equipe era composta por Fabio Silva, William Moreira, Caio Magalhães, Fellipe Barreto, Johnny Santos e posteriormente Ygor Siqueira e Alexandro Martins. Com eles, aprendi muito sobre a tecnologia Java, e também muito além, sobre amizades.

Como parte do SouJava conheci pessoas de que nem imaginaria me aproximar um dia. Vinicius Senger e Yara Senger (Fundadores da Globalcode), Felipe Pedroso (Intel), Stephen Chin (evangelista Java), Maurício Leal (RedHat), Otávio Santana (desenvolvedor do OpenJDK), Fábio Veloso (representante no JCP) e uma grande lista de pessoas que fazem a diferença tanto no mundo Java como em outras áreas da tecnologia. O SouJava me permitiu ir além das expectativas e encontrar a minha verdadeira identidade no meu “mundo tecnológico”. Descobri que posso testar meus limites a todo momento, pois sempre terei amigos no SouJava com quem contar. Esse apoio e incentivo tem sido muito importante na minha carreira. Para mim, o SouJava é mais do que apenas um grupo: é parte da minha família, e eu faço parte da família SouJava.

Para participar do SouJava basta ir às reuniões técnicas, que acontecem todos os meses. Nesses encontros, você vai aprender muito sobre a tecnologia Java, fazer amigos e comer uma pizza com a gente. Agora, se você quiser realmente se envolver, e passar a fazer parte do grupo, o SouJava é um grupo muito aberto e qualquer interessado pode participar. Você será muito bem vindo a fazer parte de nossas atividades.

Compartilhando conhecimentos, inovando, e expondo ao mundo a importância da tecnologia Java, você pode participar da organização e do dia a dia da Sociedade de Usuários da Tecnologia Java, fazer parte da família SouJava. Eu me envolvi, e com isso, cresci como profissional, fiz amigos, aprendi muito e aumentei minhas oportunidades.

E sei que não vou parar por aí. Eu ainda quero muito mais, quero me envolver com o futuro da tecnologia Java, quero poder ensinar e compartilhar o que aprendi, quero me posicionar muito bem no mercado, e me firmar como um desenvolvedor Java de qualidade. E sei que o SouJava vai continuar fazendo parte da minha vida, e vou ter o apoio que preciso para ir ainda mais longe.

Participe do SouJava

  • Reuniões técnicas Mensais: o SouJava organiza encontros técnicos nos auditórios de algumas das mais importantes empresas do mercado Java mundial. Nesses encontros, temos muita informação e muita tecnologia. Os encontros são gratuitos. Detalhes sobre as próximas reuniões: http://soujava.org.br
  • Canal IRC: diversos membros e organizadores do SouJava participam diariamente do canal #SouJava no IRC, trocando informações e experiências.
  • Lista de discussão: o SouJava mantém um conjunto de listas de discussão sobre a tecnologia.
  • Reuniões Semanais de Organização: nessas reuniões, o grupo que organiza o SouJava discute as próximas atividades, organiza o dia a dia do grupo, e divide as tarefas necessárias para o SouJava funcionar. Todas as segundas-feiras, das 21 às 22hs, por telefone.
  • Adopt-a-JSR: o programa de padronização do SouJava, onde é discutido o futuro da tecnologia Java, e as ideias e discussões são levadas para o Java Community Process (JCP).
  • jDuchessBR: uma rede mundial de tecnologia, voltada para o público feminino, que reúne algumas das melhores programadoras do mundo para discutir o papel da mulher no mundo da programação Java.

***

Artigo de Rodrigo Alves Ruza, publicado originalmente na Revista iMasters de maio.

Mensagem do anunciante:

Open Platform Mercado Livre. Um mundo de possibilidades.

Deixe um comentário! 6

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

    1. Pois é Matheus. Falta de assunto e criatividade dão nisso. Só reportagens sem nenhuma utilidade pública. Imasters já foi muito bom, agora caiu na rotina, no descaso como todo portal vai cair um dia. Vai ser tipo do site da Info, que não serve pra nada além de acumular notícias sem valor.

  1. Prezados, ao contrário de vocês, não creio que a matéria deva ser desmerecida. Estou iniciando os estudos para OCJP e, a matéria foi de grande utilidade. Não conhecia o SouJava. Inclusive, já estou fazendo parte.
    Entendo que, algumas matérias possa ser irrelevantes para pessoas que são seniores.

  2. Boa tarde.
    Estamos com uma vaga para ficar alocado emum cliente nosso na zona Sul de São Paulo.Projeto Analista Java Jr/Pl. prazo 60a 90 dias com grandes chances de prorrogação.Tipo de contrato PJ Valor R$ 20,83 hora .Caso tenha interesse peço que entre em contatoatravés do e-mail ou telefone abaixo:cassiane.gomes@kwconsult.com.br
    3609-5408Grata,

leia mais