DevSecOps

2 ago, 2017

Configuração de um servidor Confluence com a hospedagem na nuvem da Jelastic

Publicidade

O Confluence é um software de colaboração para projetos com um extenso conjunto de funcionalidades que ajudam a melhorar a eficiência de equipes conjuntas e ganhar produtividade no desenvolvimento em geral. Ele oferece um local centralizado para a colaboração nos projetos, permitindo a construção da base de conhecimento do produto com diferentes tipos de conteúdo – documentos, arquivos, ideias, especificações, diagramas, protótipos, etc. Por ser uma ferramenta verdadeiramente flexível, o Confluence suporta extensões, inclui modelos embutidos, integração com o JIRA, e muitos outras funcionalidades atraentes.

Para executar o Confluence dentro do Jelastic, você vai precisar realizar os passos a seguir, descritos nas sessões de mesmo nome no guia abaixo.

 

  • Criar um novo ambiente;
  • Baixar e instalar o pacote do Servidor Confluence;
  • Aplicar as configurações necessárias;
  • Instalar a instância do Confluence;

 

Então, vamos lá!

 

Criar um novo ambiente

 

Para começar, acesse o painel de controle do Jelastic com suas credenciais e clique em “Novo Ambiente” (New Environment) no canto superior esquerdo.

 

Dica: Se você ainda não é registrado no Jelastic, selecione um servidor de hospedagem e crie uma conta primeiro.

 

Dentro da janela aberta, mude para a aba Java (a primeira) e selecione Tomcat 8 como seu servidor de aplicação.

Aloque a quantidade de recursos necessária para esse nó nos cursores de dimensionamento vertical no painel central, digite o Nome do Ambiente e clique em “Criar”.

Em alguns minutos, seu novo ambiente vai aparecer no painel de controle. Enquanto isso, vamos baixar os recursos do Servidor do Confluence.

 

Baixar e instalar o servidor do Confluence

  1. Enquanto o ambiente está sendo criado, visite o site oficial da Atlassian para obter uma versão de testes grátis por 30 dias do software para o servidor Confluence – selecione o tipo de pacote ”Arquivo zip” e clique em baixar.
  2. Descompacte o pacote que baixou, localize o diretório Confluence e compile o arquivo WAR com seu conteúdo.

 

 

Dica: Como alternativa, você pode utilizar o WAR já compilado com a versão 6.2.3 do Confluence que preparamos para esse tutorial.

Como o arquivo compilado WAR provavelmente vai exceder o limite de 150MB para ser realizado o upload para o painel de controle como um arquivo local, salve-o em algum serviço de armazenamento de arquivos online (ex.: Dropbox, Google Drive, OneDrive, etc) e copie o link direto de sua localização.

 

  1. Retorne ao painel de controle do Jelastic (presumimos que o ambiente já tenha sido criado nesse momento) e clique em Upload na Sessão “Gerenciador de Instalações” (Deployment Manager)

Na caixa de diálogo que aparecerá, vá para a aba URL, cole o link para o seu arquivo WAR e clique em upload.

 

  1. Coloque o mouse sobre o pacote transferido, clique no botão “Aplicar a” (Deploy to) e selecione o ambiente de destino (em nosso caso, confluence)

Dentro da caixa de confirmação que abrirá, você poderá, opcionalmente, especificar o nome do contexto onde ele será aplicado (ou apenas deixar esse campo em branco para utilizar o local ROOT) e aguardar a instalação ser concluída para seguir para a próxima seção.

 

Configure o ambiente Confluence

 

Como o último passo, algumas configurações adicionais deverão ser aplicadas às configurações do Confluence para permitir que ele execute apropriadamente dentro da nuvem do Jelastic – realize elas como segue:

 

  1. Clique em Configurações (Config) próximo ao nó Tomcat para abrir o Gerenciador de Configurações do contêiner. Abra o diretório temp na lista de Favoritos à esquerda e crie uma nova pasta chamada “data” dentro.

Copie o caminho absoluto dela utilizando a barra de aninhamento de pastas acima do quadro do gerenciador principal (/opt/tomcat/temp/data em nosso caso).

 

  1. Agora, navegue até o arquivo confluence-init.properties dentro do opt/tomcat/webapps/ROOT/WEB-INF/classes

Descomente o parâmetro confluence.home e especifique o caminho copiado para o diretório data como valor. Salve as alterações.

 

  1. Clique em Reiniciar Nós (Restart nodes) próximo ao servidor de aplicação Tomcat para aplicar as novas configurações.

Quando o Tomcat for iniciado, você pode seguir para a próxima sessão.

 

Instalar a instancia Confluence

 

Finalmente, agora você está pronto para configurar sua própria instancia do Confluence.

 

  1. Dentro do painel de gerenciamento do ambiente principal, selecione Abrir no navegador (Open in browser) para acessar o assistente de configuração do Confluence em uma nova guia.

  1. Na página aberta de configuração do Confluence, selecione Instalação de teste e clique em Próximo.

Nota: Se você já comprou uma licença do Confluence, selecione Instalação de Produto

 

  1. Dentro da caixa Confluence, clique em Obter uma licença de teste (Get an evaluation license) para gerar uma chave e confirme a utilização para a instalação atual.

Dica: Você também pode, opcionalmente, selecionar as extensões do Confluence para serem integradas, mas lembre-se que elas também requerem licenças de teste.

 

Quando você finalizar, clique em Próximo e aguarde o sistema configurar sua licença e configurar seu banco de dados de teste.

 

  1. Na próxima tela, defina como os usuários e grupos de usuários deverão ser gerenciados dentro da sua instância Confluence – ou pelo próprio serviço ou através do sistema externo JIRA (Se você já tiver um)

  1. Finalmente, configure sua conta de administrador do sistema fornecendo as credenciais desejadas e clique em Próximo.

Nesse ponto, todas as configurações básicas já foram fornecidas, então clique em Próximo para finalizar o assistente e acessar o painel de controle principal do Confluence.

Aí está! Caso você precise aprender os conceitos básicos da colaboração dentro do Confluence, assista ao tutorial recomendado ou se aprofunde na documentação. Ou então, comece a preencher o sistema com os dados relacionados ao produto, compartilhe esse material com seus colegas de equipe e aproveite as funcionalidades para o trabalho em equipe que essa ferramenta oferece.