/Infra

voltar
/Infra

Conectando o banco de dados clustered do Couchbase as aplicações Java, PHP, Ruby, Python e NodeJS

PorTetiana Markova em

Recentemente, apresentamos-lhe uma nova solução de Banco de dados do Couchbase Clustered, projetada para fornecer um armazenamento auto-escalável e altamente disponível para os dados do seu aplicação em questão de um clique. Acreditando que você tenha dado uma chance para isso e, então, que seu cluster esteja funcionando até agora, hoje examinaremos como interligá-lo com seu projeto para uma utilização efetiva. Em particular, consideraremos as especificidades da integração dos clientes da Couchbase dedicada, dependendo da linguagem de programação usada e daremos alguns conselhos sobre os ajustes de aplicativos necessários.

Conectando ao Banco de Dados do Couchbase: Configurações Preliminares

Para configurar a interação adequada entre o cluster do Couchbase e seu projeto, considere os seguintes pontos:

  • Se a sua aplicação for alimentada por PHP, Ruby ou Python, você precisa implantar o complemento do Instalador de Pacotes em um servidor de aplicativos usado seguindo a orientação no readme do repositório vinculado.

Uma vez aplicado, consulte a opção Instalar pacote no menu de opções deste complemento e cole o seguinte comando (como uma única série) no campo apropriado para integrar os pacotes, necessário para que sua aplicação acesse e opere com o cluster Couchbase:

autoconf gcc
http://rpms.famillecollet.com/enterprise/7/remi/x86_64//libcouchbase-2.7.5-1.el7.remi.x86_64.rpm
http://rpms.famillecollet.com/enterprise/7/remi/x86_64//libcouchbase-devel-2.7.5-1.el7.remi.x86_64.rpm
  • Algumas etapas dentro das instruções abaixo podem exigir a conexão ao contêiner do servidor apropriado do aplicativo através do Jelastic SSH Gate. Para realizar isso, as seguintes operações devem ser executadas:

Agora, vamos proceder ao estabelecimento de conexão propriamente dito.

Conexão Couchbase para Diferentes Linguagens de Programação

Uma vez que você conhece as recomendações acima e realizou as ações apropriadas, consulte uma das seções abaixo de acordo com a linguagem de programação que executa seu aplicativo – Java, PHP, Ruby, Python ou Node.js.

JAVA

Para estabelecer conexão entre seu cluster do Couchbase e o aplicativo Java, você precisa fornecer as bibliotecas JAR dedicadas do Cliente Java Couchbase apropriadas dentro do diretório /lib no seu contêiner do servidor de aplicações. Aqui, isso pode ser realizado de duas maneiras diferentes – através do carregamento dos arquivos necessários manualmente (para a aplicação já implantada) ou reconstruindo-o das fontes com o cliente apropriado sendo configurado como uma dependência – vamos considerar essas duas abordagens.

Então, para carregamento manual – clique em Config ao lado do servidor de aplicações com seu projeto implantado e Carregue os arquivos extraídos do pacote acima vinculado para o seu diretório webapps/{app_context}/WEB-INF/lib

Finalmente, Reinicie o servidor com o ícone correspondente ao lado dele para que os JARs recém-adicionados sejam automaticamente detectados e executados. Uma vez que esteja funcionando novamente, modifique o código-fonte do aplicativo para estabelecer conexão com o cluster do Couchbase.

Se estiver compilando seu aplicativo Java a partir de fontes por meio do node de compilação Maven, você pode simplesmente designar o Cliente Java do Couchbase como uma dependência necessária dentro do arquivo pom.xml do projeto, como no trecho de código abaixo.

<dependencies>
   <dependency>
       <groupId>com.couchbase.client</groupId>
       <artifactId>java-client</artifactId>
       <version>2.0.3</version>
   </dependency>
</dependencies>

Depois de reconstruir com esses parâmetros, você terá uma nova versão da aplicação com capacidade out-of-box com o banco de dados do Couchbase clusterizado para que você precise apenas definir os parâmetros de conexão apropriados dentro do seu código.

PHP

Para conexão do PHP, verifique se você integrou os componentes necessários através do complemento do Instalador de Pacotes (como foi descrito no início desta seção) e execute os seguintes comandos para instalar um cliente dedicado.

git clone git://github.com/couchbase/php-couchbase.git
cd php-couchbase
phpize
./configure –with-couchbase
make
make install

Após esta operação terminar, as bibliotecas compartilhadas do Couchbase PHP apropriadas serão colocadas no diretório /var/www/php-couchbase/modules, enquanto extensões compartilhadas dedicadas – no /usr/lib64/php/modules.

Para realmente se conectar ao cluster a partir do seu aplicativo PHP – instancie um novo objeto CouchbaseCluster dentro do código.

RUBI

Para acessar o cluster do Couchbase de dentro de um projeto Ruby, certifique-se de ter integrado os componentes necessários através do complemento Instalador de Pacotes (como foi descrito no início desta seção) e se conecte a um contêiner de destino via SSH para instalar o Cliente Couchbase Ruby

gem install couchbase

Como resultado, três novas gemas serão instaladas – yaji, connection_pool e couchbase. Agora, aponte para o cliente da Couchbase no código-fonte do aplicativo para estabelecer uma conexão.

PYTHON

Para vincular seu cluster do Couchbase recém-criado ao aplicativo alimentado por Python, certifique-se de ter integrado os componentes necessários através do complemento Instalador de Pacotes (como foi descrito no início desta seção) e execute o seguinte comando para baixar o Cliente Couchbase Python para o servidor do seu aplicativo.

pip install couchbase

Quando a instalação for concluída, você verá um diretório de destino onde as bibliotecas de Couchbase necessárias são armazenadas – isso implica que seu servidor pode operar com este sistema de Banco de dados agora. Assim, a única coisa que resta para fazer para se conectar a um cluster do Couchbase do seu aplicativo é importar as classes necessárias.

Node.js

Para acessar o cluster do Couchbase a partir de um aplicativo Node.js, acesse o contêiner do servidor de aplicações apropriada por meio do SSH Gate e instale o módulo nativo dedicado executando o próximo comando.

npm install couchbase

Após a conclusão, o módulo relacionado ao Couchbase apropriado será armazenado no diretório do servidor de aplicativos /opt/repo/node_modules/couchbase, permitindo a conexão a um cluster seguindo a orientação vinculada.

É isso aí! Agora, você possui um armazenamento escalável confiável para atender aos dados da sua aplicaçao, enquanto o gerenciamento desses dois componentes do projeto dentro de uma nuvem Jelastic torna essa solução ainda mais eficiente. Experimente você mesmo obtendo uma conta de teste gratuita em um dos provedores de Serviços de Hospedagem Jelastic.

Tem alguma dúvida sobre como conectar seu aplicativo ao cluster do Couchbase? Não hesite em perguntar nos comentários abaixo.

***

Tetiana Markova faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela Redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.jelastic.com/2017/08/03/connect-couchbase-clustered-database-to-java-php-ruby-python-nodejs/

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: