Carreira Dev

1 jul, 2013

Todos os softwares de apresentação estão falidos

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Sempre que meu ponto de vista carece de clareza, encontro-me com frequência tentando embelezá-lo: destacar os pontos, visualizar dados, fazer gráficos mais bonitos. É uma grande conversa consigo mesmo quando você se pega fazendo isso. De modo contrário, eu ainda estou para ver uma apresentação ou um slide que não poderia ter ficado melhor ao se retirar todo o adorno visual desnecessário. Conseguir fazer slides que sejam simples exige trabalho duro e um alto nível de clareza e segurança por parte do palestrante.

Todos os softwares de apresentação estão falidos. Em vez de ajudarem a torná-lo um orador melhor, estamos competindo pela profundidade das bibliotecas de transição, efeitos de texto e animações 3D. O Prezi ganha o troféu. Tudo que sei é que ele é ótimo para precisamente uma única coisa: causar náusea.

A próxima plataforma de apresentação: o navegador

Se quiser que a sua mensagem viaje, então o navegador é a sua (futura) plataforma de apresentação. Sem formatos proprietários, sem o pesadelo de conversões, acesso instantâneo em bilhões de dispositivos, compartilhamento fácil e muito mais. Concordo que os frameworks e as ferramentas ainda deixam a desejar, mas é apenas uma questão de tempo.

Infelizmente, começamos com o “pé esquerdo”. Em vez de tentarmos tornar as apresentações mais efetivas, estamos ocupados demais tentando reproduzir o arsenal de transições visuais inúteis a partir de HTML5, CSS3 e WebGL. Transições em CSS e girar cubos com WebGL dão uma ótima demonstração da tecnologia, mas acrescentam zero de valor à sua apresentação – alguém, por favor, pare com essa insanidade. Temos conectividade web, a habilidade de construir slides interativos e de receber do público análises e feedbacks em tempo real. Não há o que provar ao imitar os recursos falidos do PowerPoint e do Keynote; vamos elevar a força da plataforma web em vez disso.

Dica valiosa: web analytics

Keynote, PowerPoint e seus amigos são otimizados para ajudá-lo a esconder a sua incompetência: não há um feedback útil, nem uma forma de medir a efetividade na entrega ou no alcance da sua mensagem. Na web, herdamos todo o poder da web anlytics de graça. Podemos medir as impressões por slides, tempo em cada slide, referências, clicks, exibir gráficos dinâmicos, segmentar o público que visualiza, definir objetivos de conversão e muito mais. Vejamos um exemplo real.

Eu equipei a minha apresentação da RailsConf (Making the Web Faster) com o Google Analytics, onde estou rastreando as transições de slides e cliques através de custom events e o tempo nos slides via API user timings.

slide-analytics

Mais de 7.500 visitantes, mais de 200 mil slides visualizados e uma taxa de retorno de mais de 40%. Um usuário médio leva 19 minutos para ver todos os slides, o que se traduz em apenas 100 “dias corridos” juntando-se todos os visitantes. Eu levei 20 horas para fazer os slides desde o início, o que representa uma proporção de 1:120 hora. Isso é bom? Não podemos dizer, mas é uma referência. Eu adoraria poder comparar esses números com outras apresentações da RailsConf.

Contadores bobos são divertidos de compartilhar, mas será que a apresentação foi capaz de conduzir à mensagem certa? O objetivo era que o público focasse na otimização da latência percebida pelo usuário e nas ferramentas disponíveis. Os picos no tempo de visualização até o slide 20 correspondem aos cliques em links para a especificação de tempo de navegação, documentação do Google Analytics e exemplos – missão cumprida. Slides 30 a 40 são, na maior parte, “insossos”: preciso fazer um trabalho melhor para motivar o webpagetest.org, porque é uma ferramenta incrível.  Finalmente, o grande decréscimo no final dos slides corresponde ao mod pagespeed. Da próxima vez, vou me certificar de que investirei mais tempo nele.

Analytics para Vídeo & Youtube

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A apresentação foi gravada e colocada em minha conta do YouTube – o que oferece muitas ferramentas de analytics. Primeiro, reafirma que os visitantes da página e a retenção da audiência no YouTube seguem o mesmo padrão, com os mesmos picos e quedas. E um bônus: posso clicar em qualquer ponto do vídeo e rever minha distribuição. E qual o pico de retenção de toda a apresentação? O “início” de uma demonstração da abertura do inspetor do Chrome no inspetor! Não é surpresa, pois isso também corresponde à reação da audiência durante a apresentação ao vivo.

Ajude-me a ser um palestrante melhor, por favor!

Se eu fosse dar a mesma palestra novamente com as informações acima, estou certo de que poderia fazer um trabalho melhor. Com exceção, é claro, que não daria a mesma apresentação, uma vez que posso ver claramente quais as seções que precisam ser melhoradas e as poucas seções que precisam diminuir.

Eu adoraria ver alguns experimentos com feedback ao vivo: estou indo muito rápido, devo voltar um conceito ou quem sabe perguntas ao vivo. Acrescente um websocket endpoint e tudo será facilmente feito. Esse campo está pronto para evoluções disruptivas. Esqueça animações, templates cosméticos e outros “fru-frus” do tipo e ajude-me a ser um palestrante melhor.

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Publicado originalmente em http://www.igvita.com/2012/05/14/all-presentation-software-is-broken/